Site icon Rádio Boa Nova

Sismo sentido em Oliveira do Hospital: epicentro localizado em Celorico da Beira

Na noite de sexta para sábado (13) foi sentido um sismo em Oliveira do Hospital, com várias pessoas a relatarem o tremor de terra em vários pontos do concelho, bem como barulho e queda de alguns objetos. Animais de companhia, como cães e gatos, manifestaram também alguma agitação, o que foi audível na zona. Nos concelhos vizinhos de Arganil, Seia e Tábua os habitantes dão conta de um cenário similar.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), já tornou este sismo “oficial”. Aconteceu às 00h38, “registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Oeste-Sudoeste de Celorico da Beira”. O abalo foi sentido em várias zonas dos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu, bem como em Espanha.

De acprdo com as métricas da escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Exit mobile version