A semana de 7 a 13 de setembro fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 75 acidentes e a deteção de 383 infrações, informa o Comando Distrital de Coimbra da GNR.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR adianta que dos 75 acidentes registados, resultaram um morto, um ferido grave e 40 feridos leves.
Do conjunto das 383 infrações detetadas, aquela força de autoridade destaca: 72 por excesso de velocidade, 18 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 relacionadas com tacógrafos, 12 por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e nove por falta de seguro de responsabilidade civil.
No mesmo período, a GNR procedeu a 11 detenções em flagrante delito, destacando-se cinco por condução sob o efeito do álcool, uma por condução sem habilitação legal e duas por violência doméstica.
Foram apreendidas duas doses de cocaína, 0,50 gramas de ecstasy, uma arma de caça, 343 munições de diversos calibres, uma licença de uso e porte de arma, uma caixa de madeira, várias peças para utilização de enchimento de cartuchos, 1052 gramas de chumbo, 47 gramas de pólvora, 86 cartuchos, uma cartucheira e 17 vasos.
No âmbito da fiscalização geral, as autoridades emitiram 51 autos de contraordenação: 42 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e nove no âmbito da legislação policial.
Na última semana de operações, a GNR realizou também várias ações de sensibilização nas áreas: ”Idosos em Segurança”, “Covid-19”, “Comércio Seguro”, “Piscina Segura” e no âmbito florestal.