O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira, 16 de agosto, um dia de céu limpo e calor intenso com os termómetros a chegar aos 40ºC (ou muito perto) em vários distritos de Portugal Continental.
Os distritos mais quentes serão Évora e Santarém com 40ºC de máxima, Setúbal, Beja e Castelo Branco com 39ºC, Lisboa com 38ºC, Portalegre com 37ºC, Braga e Coimbra com 36ºC e Vila Real e Bragança com 35ºC. No Porto, os termómetros devem subir até aos 31ºC.
O distrito de Portugal Continental mais fresco hoje (e único abaixo dos 30ºC) é Aveiro, os as temperaturas não deverão ir além dos 27ºC.
No sábado, o céu já estará mais nublado por todo o país. As temperaturas continuam altas, mas baixam um pouco em alguns distritos. Évora deve registar novamente 40ºC de máxima, Beja e Castelo Branco 39ºC, Portalegre 38ºC, Setúbal 37ºC, Santarém 36ºC e Sines 35ºC.
No domingo, a descida da temperatura máxima será mais acentuada, prevendo o IPMA que o céu continue um pouco nublado por todo o país. Os distritos mais quentes serão Faro, com 39ºC de máxima, Castelo Branco, Beja e Évora com 37ºC, Portalegre com 36ºC, Bragança e Vila Real com 33ºC, Setúbal, Santarém e Viseu e Braga com 32ºC. Em Lisboa os termómetros não devem ultrapassar os 29ºC de máxima e no Porto os 26ºC.
Em Oliveira do Hospital os termómetros variam, hoje, entre os 17 e os 36 graus. No sábado, a máxima prevista é de 33 graus e, no domingo, de 31.
Grande parte do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio
Grande parte do interior Norte e Centro do país e dois municípios algarvios estão hoje em risco máximo de incêndio. Os municípios em risco máximo integram os distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Coimbra, Portalegre e Santarém, assim como os concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, acrescentou o IPMA.
Em risco muito elevado de incêndio estão cerca de uma centena de concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Abeiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre e Faro.
O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio toda a região do Alentejo e alguns concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Viana do Castelo, Braga e Porto.
Por causa do calor, o IPMA colocou, pelo menos até final da tarde de sábado, sob aviso laranja (o segundo mais grave) os distritos de Portalegre, Beja e Évora.
O restante território continental está sob aviso amarelo (o menos grave) por causa da persistência de temperaturas elevadas.