Site icon Rádio Boa Nova

Serafim Marques comparado a Jesus na “partilha e na ajuda”

S. Paio de Gramaços despediu-se esta tarde do benemérito e comendador Serafim Marques. Autarcas, dirigentes de instituições e associações juntaram-se à população no último adeus ao filho da terra que “tal como Jesus partilhou e ajudou”.

Um exemplo e um testemunho que António Borges de Carvalho, pároco local que presidiu à missa realizada na igreja de S. Paio de Gramaços fez questão de destacar, comparando mesmo o falecido benemérito e comendador a Jesus, no espírito da partilha e da ajuda. “Foi presença de Jesus”, disse mesmo o pároco diante daquela que foi a missão de Serafim Marques entre as gentes de S. Paio de Gramaços e do concelho de Oliveira do Hospital.

Na localidade de onde partiu jovem para trabalhar, Serafim Marques foi esta tarde sepultado no jazigo pessoal. Um regresso ao “torrão Natal” que o próprio desejou em vida. Para além de deixar consternada toda a uma população, a morte de Serafim Marques comoveu sobretudo a esposa, Águeda Marques e outros familiares. Certo do seu “sofrimento” António Borges de Carvalho apelou à viúva para que siga o caminho aqui trilhado por Serafim Marques e seja “o prolongamento entre nós da amizade, carinho e bairrismo do seu marido”. “Desse modo vamos ter sempre o amor à terra natal”, referiu o pároco,

A partilhar do “luto, saudade e desgosto”, sentidos pelos familiares de Serafim Marques, Borges de Carvalho notou a forma como o “comendador soube encher os seus dias de amor e não de egoísmo, generosidade e não mesquinhez, vitórias e não derrotas”.

Entre os responsáveis e populares presentes o sentimento era de “perda” de um homem “amigo dos pobres” que dava sem que ninguém visse.

Serafim Marques faleceu na madrugada de terça feira, dia 19, em Coimbra, vítima de doença pulmonar agravada pelos problemas oncológicos. O seu corpo esteve em câmara ardente no edifício com o seu nome, outrora pensado, para servir de sede à Fundação Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços. O lamento pela sua perda traduziu-se na presença de amigos, conhecidos e responsáveis municipais e na deposição de vários arranjos florais nas cerimónias fúnebres realizadas esta tarde.

Exit mobile version