Site icon Rádio Boa Nova

Semana de calor intenso com termómetros a chegarem aos 42ºC em algumas zonas do país

O verão parece estar aí em força. Espera-se uma semana de calor intenso, com os termómetros a ultrapassar os 40ºC em mais do que um distrito de Portugal Continental.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a maior parte do país atinja mais de 30ºC. A única exceção, em território continental, deverá ser Aveiro, com 28ºC. Os distritos mais quentes hoje serão Évora e Santarém com 42ºC, Beja com 40ºC, Portalegre com 39ºC, Lisboa e Castelo Branco com 38ºC e Coimbra com 37ºC. Já o Porto deverá chegar aos 33ºC e Faro aos 31ºC.

Para terça-feira, 23 de julho, o IPMA prevê cenário idêntico, com os termómetros a atingirem mais de 30ºC em todos os distritos de Portugal Continental, menos em Sines. Os distritos mais quentes continuam a ser Santarém, Évora e Beja, com 41ºC. Seguem-se Castelo Branco e Braga, com 40ºC, Portalegre com 39ºC, Vila Real, Bragança e Coimbra com 38ºC e a Guarda com 37ºC. Lisboa deverá atingir hoje os 35ºC, Faro 35ºC e o Porto 34ºC.

Na quarta-feira, 24ºC de julho, as temperaturas devem chegar aos 42ºC em Évora e Beja, aos 40ºC em Santarém e Castelo Branco, aos 39ºC em Portalegre, aos 38ºC em Bragança, Braga e Vila Real e aos 37ºC em Lisboa e Viseu. Em Faro os termómetros devem subir até aos 35ºc no Porto até aos 29ºC.

O concelho de Oliveira do Hospital está sob aviso amarelo até quarta-feira. Hoje, no concelho oliveirense, as temperaturas variam entre os 16º de mínima e os 35º de máxima. Terça e quarta-feira, a mínima rondará os 21º e máxima deverá atingir os 38º.

Onze distritos sob aviso laranja entre hoje e 4.ª-feira devido ao calor

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira. Já distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Em perigo máximo de incêndio estão hoje mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda. O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente, exceto Viana do Castelo, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Exit mobile version