Site icon Rádio Boa Nova

Semana começa com chuva e descida de temperatura

Os dias de sol e de calor que marcaram a semana passada darão, esta semana, lugar a chuva, – e até mesmo trovoada -, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Uma depressão centrada a oeste do continente e em progressão para nordeste em direção ao Golfo da Biscaia, à qual estão associadas perturbações frontais, trará precipitação a praticamente todo o território durante a primeira metade da semana”, indica o organismo, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Já no final da semana, “existe a possibilidade de formação de uma nova depressão, a qual poderá originar mais precipitação na zona norte do país”, pelo que “será uma semana chuvosa a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”, complementa o IPMA.

Segunda-feira arranca “com chuva fraca no litoral oeste”, que “irá progressivamente estender-se para o interior de todo o território ao longo do dia”. Na terça e na quarta-feira, por sua vez, o IPMA prevê “períodos de chuva ou aguaceiros fracos a moderados, em particular nas zonas montanhosas do norte e centro, já com acumulados significativos para a época do ano”.

Nestes dias há ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, ao passo que, no resto da semana, “são esperados aguaceiros fracos ou mesmo ausência de precipitação”, revela o instituto. Contudo, a entidade realça que “existe elevada incerteza associada neste parâmetro, devido ao tipo de regime de tempo que deverá afetar-nos”.

A semana começará também “com valores de temperatura máxima entre 20°C e 23°C no litoral oeste e 23°C a 26°C no interior”, que se deverão manter até quinta-feira, dia 2 de junho. A partir do dia 3 de junho, no entanto, o IPMA prevê “uma pequena subida dos valores de temperatura máxima”.

O organismo dá especial destaque ao primeiro dia do mês, em que se assinala o Dia Mundial da Criança, “data em que tradicionalmente se realizam diversos eventos ao ar livre”. Contudo, é esperada “precipitação fraca ao longo do dia, podendo ser temporariamente moderada no litoral norte e centro”, além de trovoada no interior norte e centro, no período da tarde.

“O vento merece nota de destaque, já que, com a aproximação da depressão ao continente e o consequente aumento da intensidade do vento, este deverá soprar moderado e acompanhado de rajadas de até 50 km/h, de forma generalizada, e poderão atingir 60 km/h em alguns locais”, acrescenta.

Recorde-se também que as ilhas dos grupos central e oriental dos Açores vão estar sob aviso amarelo devido à chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada, a partir de segunda-feira.

Para hoje, no concelho de Oliveira do Hospital são esperadas temperaturas a oscilar entre os 13ºC de mínima e os 22ºC de máxima.

Fonte: Notícias ao Minuto

Exit mobile version