Foram seleccionados 12 alunos do concelho de Seia para a Prova Intermunicipal do 14º Concurso Nacional de Leitura.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o segundo momento da Fase Escolar/Municipal do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado dia 29 de janeiro, onde foram apurados os alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário que representarão o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.
Esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho e do Agrupamento de Escolas de Seia, de todos os níveis de ensino que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 8 e 10 de janeiro.
O concurso constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação. As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é a publicação O Clube dos Cientistas “Perigo na Floresta”, de Maria Francisca Macedo; para o 2º ciclo “Uma Questão de Cor”, de Ana Saldanha; para o 3º ciclo “Uma Questão de Cor”, também da autoria de Ana Saldanha, e para o ensino secundário o livro “Que importa a fúria do mar”, de Ana Margarida Carvalho.
Analisada a prestação, foram apurados 3 alunos por cada nível de ensino, que agora participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza a 30 de abril, em Figueira de Castelo Rodrigo.
Além de irem representar o concelho na prova intermunicipal, os vencedores desta fase foram ainda premiados com um ingresso para a Exposição “Harry Potter”, assim como com um certificado de participação. Os restantes alunos receberam um bilhete familiar para o Museu do Brinquedo, Museu Natural da Electricidade e CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Rede de Bibliotecas Escolares de Seia se têm vindo a associar, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.
De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.