Site icon Rádio Boa Nova

Seis figuras públicas promovem a região Centro através do Projeto “Experiências By…”

O projeto “Experiências By…”, da Turismo Centro de Portugal, reúne seis famosos que darão a conhecer “percursos, viagens, memórias e recordações” da zona Centro. A iniciativa conta com nomes como Diogo Rocha (chef), Iva Lamarão (apresentadora), Rita Redshoes (cantora), entre outros, que têm em comum a sua “origem ou ligação” ao Centro de Portugal.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização revela que a apresentação do “novo projeto editorial” aconteceu ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Mesa de Lemos, em Viseu.

A Turismo Centro de Portugal anuncia que os roteiros podem ser descarregados, de forma gratuita, no seu site, em https://turismodocentro.pt/roteiros. As publicações serão semanais, sendo que a primeira já está disponível e é da autoria da famosa modelo e apresentadora, Iva Lamarão.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, explicou na sua apresentação que esta iniciativa é “um projeto de sedução”, que pretende “seduzir os portugueses, através dos olhos dos curadores”.

“O ‘Experiências By…’ é um projeto de posicionamento e divulgação daquilo que é o Centro de Portugal e surge no seguimento de um trabalho que temos vindo a fazer, de afirmação desta região como destino de primeira escolha para os portugueses e de referência para os turistas internacionais. Agradeço aos curadores, que tiveram a disponibilidade e amabilidade para fazer as suas escolhas no Centro de Portugal e as proporem aos portugueses”, acrescenta ainda.

Na área da “Gastronomia e Vinhos”, o chef Diogo Rocha foi o “curador” escolhido. Detentor da única Estrela Michelin da região, atribuída ao restaurante Mesa de Lemos, no projeto “Experiências By…”, Diogo Rocha irá “focar-se nas tradições gastronómicas e produtos-chave das 8 sub-regiões do Centro de Portugal, propondo um percurso relacionado com produtos certificados, receituário tradicional, mercados municipais, locais de comércio tradicional local, eventos associados à temática e restaurantes de referência”.

Na apresentação, o chef explicou que tentou “selecionar comidas e vinhos que sejam representativos da região Centro”, embora sabendo que “esta é uma região que tem muita coisa, especialmente no que toca à mesa”. “Com o roteiro que proponho, quero provocar em que nos visita a vontade de conhecer. Estou muito entusiasmado com a oportunidade de apresentar um projeto que orgulhe a região”, disse.

Na temática “Espiritual”, o curador escolhido foi o escritor Afonso Cruz, que vai apresentar “um percurso relacionado com percursos de peregrinação, lugares de culto e lugares que convocam à espiritualidade”.

Na temática “Lifestyle e Inspirational”, a curadora é a modelo e apresentadora Iva Lamarão, que irá “convidar para um percurso relacionado com as tendências da vida contemporânea”.

“É um privilégio integrar este projeto, porque a região Centro diz-me muito. Fiquei muito feliz por poder dar o meu contributo para um roteiro que entusiasme as pessoas a visitar a região e a conhecer alguns cantinhos que me são queridos. É um roteiro agradável e que espero que desperte a curiosidade para que quem não conhece vir descobrir esta zona tão bonita do país”, sublinhou a famosa.

A cantora e compositora Rita Redshoes é a curadora da temática “Cultura” e irá apresentar “um percurso relacionado com a oferta cultural da região”.

“As minhas sugestões são pontos estratégicos, com os quais tenho uma ligação emocional e cultural, pois contribuíram para a munha carreira artística. Penso que vão aguçar a curiosidade das pessoas em visitarem um território tão bonito como este”, frisou a artista.

O tema “Natureza e Bem-estar” é da responsabilidade de Pedro Pedrosa, empresário especializado em desporto de natureza. Como curador, vai sugerir “um percurso relacionado com o património natural com condições de visitação, paisagens e lugares que convocam à contemplação, a prática de trilhos e percursos”.

“É difícil fazer escolhas, uma vez que o Centro tem tudo numa só região. Somos privilegiados, porque em duas horas vamos do mar até ao ponto mais alto de Portugal continental e temos uma diversidade de paisagens e uma autenticidade das pessoas que já é rara. Vale mesmo a pena pegar numa bicicleta ou numas botas, deixar o carro e deixar-se levar pela natureza no Centro de Portugal e é isso que proponho no roteiro”, explicou o empresário.

Finalmente, Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo” e irá desafiar para “um percurso relacionado com o património natural, associado à oferta de atividades desportivas”.

Os lugares e experiências turísticas, propostos pelos seis curadores, vão estar disponíveis, semanalmente, nas plataformas da Turismo Centro de Portugal, através do site da entidade (www.turismodocentro.pt), das suas redes sociais, do seu podcast “Aqui Entre Nós”.

Serão ainda distribuídas brochuras individuais para publicação online e impressa, estando ainda prevista a “edição de um livro com o Mapa de Experiências Gastronómicas e de Vinhos sugeridas por Diogo Rocha”.

Exit mobile version