Site icon Rádio Boa Nova

Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

“Pluralidade, diversidade cultural e colaboração é o tema subjacente à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, à qual Seia se associa pelo sexto ano consecutivo.

Lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, a organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Para assinalar a causa, à semelhança das edições anteriores, os edifícios senenses ostentarão um Laço Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma caminhada pelo Dia da consciencialização do autismo, na manhã do dia 2, dinamizada pelos agrupamentos de escoas do concelho. Durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, acontece a primeira oficina para profissionais, sob o tema “Somos uma família – intervenção no divórcio”, promovida por Rute Agulhas (psicóloga clínica).

O dia 4 de abril é dedicado ao cinema, proporcionado pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia. Durante o dia serão exibidas duas sessões cinematográfica com “Billy Elliot”, para alunos do ensino secundário, e à noite (às 21h30) o Cineteatro recebe o filme “Cafarnaum”. O cinema regressa no dia 25 de abril, com a exibição do filme “Inimigo da turma”.

Para a segunda semana de abril estão agendadas quatro oficinas. No dia 9, o Grupo de teatro universitário de intervenção do CAOJ da Beira Alta será responsável pela dinamização da oficina “questões de género, maternidade/paternidade responsável”, tendo como público os jovens participantes no FootPáscoa. Neste dia, durante a tarde, Ana Lourenço e Anabela Fonseca, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), promovem uma sessão para profissionais sobre “os recreios e sua dinamização como forma de reduzir situações de violência”. No dia seguinte, João Caseiro (pedopsiquiatra no CHUC) abordará a temática da hiperatividade e défice de atenção, na oficina com e para pais.

Durante os dias 9 e 10 de abril e 2 de maio, os alunos do pré-escolar recebem a contadora de histórias da Biblioteca Municipal, Mariana Aires, nos Contos de todo o mundo.

A programação continua no dia 23 de abril com várias oficinas sobre sexualidade. Durante a manhã, Vânia Beliz (psicóloga clínica) promove a oficina “Sexualidade nos jovens: o que querem e o que precisam de saber” para alunos do ensino secundário. A sexualidade na deficiência é abordada mais tarde numa outra ação para profissionais, a cargo de Goretty Ribeiro (psicóloga clínica). A finalizar o dia, às 21h30, Vânia Beliz volta para mais uma palestra, esta com e para pais, sobre a temática da sexualidade – “Envelhecimento, amor e intimidade na idade madura”.

Na reta final do programa do mês da prevenção dos maus tratos infantis constam mais duas oficinas para alunos do ensino pré-escolar, sob o tema “Esqueci-me como se chama e outras histórias que me lembro”, dinamizada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora).

A campanha termina a 30 de abril, com a formação de um laço humano no largo do município.

Exit mobile version