O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, reuniu, ontem, em Seia, com a nova administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. O autarca senense solicitou “a criação de novas valências e serviços no Hospital de Seia”, e vincou “a necessidade urgente em avançar com a requalificação do Centro de Saúde de Seia”.
O encontro, mantido com João Barranca e António Monteirinho, Presidente do Conselho de Administração e vogal executivo, respetivamente, decorreu no edifício dos Paços do Concelho, seguido de uma visita ao Hospital Nossa Senhora da Assunção.
Segundo comunicado do Município de Seia, a “nova administração manifestou-se sensível para trabalhar no sentido de resolver alguns dos problemas há muito identificados, com particular destaque para o aumento de médicos internistas, o incremento da cirurgia com reconhecida capacidade instalada e não aproveitada e o regresso de algumas especialidades, evitando a deslocalização de doentes para outros hospitais”.
Ainda a autarquia senense que, tal como vem preconizando, “o Conselho de Administração da ULS/Guarda destacará um administrador para o Hospital de Seia, tendo em vista melhorar a articulação entre os serviços e maximizar as estruturas de saúde do Concelho, de forma a aperfeiçoar a sua gestão, organização e liderança, devolvendo à unidade hospitalar a importância, os serviços e as valências perdidas ao longo dos últimos anos”.
“Queremos acreditar, ainda, existirem condições para inverter este ciclo, que tem tido consequências muito penosas, particularmente para os grupos mais vulneráveis, pelo que precisamos de conhecer, com muita clareza, que papel está reservado, no futuro, para o Hospital de Seia”, sublinhou o presidente do Município, Carlos Filipe Camelo.