Site icon Rádio Boa Nova

Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

DCIM100MEDIADJI_0010.JPG

O Município de Seia promove, ao longo desta semana (de 11 a 15 de junho), um conjunto de atividades desportivas, relacionadas com os programas municipais …

… que desenvolve, a que se associam ações culturais promovidas pela Fundação INATEL, no âmbito da 4ª edição POPular – INATEL na Rua.

A semana iniciou hoje, com o Encontro Intermunicipal Sénior, reunindo cerca de 650 seniores no largo da Câmara e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

À semelhança de Seia, que participou com o projeto de promoção da atividade física “Saúde em Movimento”, direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, também estiveram representados os concelhos de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia e Vila Nova de Foz Côa. Além da atividade física, este é um momento de convívio e partilha de experiências entre a população sénior do distrito.

Amanhã, dia 12, realiza-se um torneio de Boccia Intermunicipal Sénior no Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho, em São Romão, e no dia seguinte as atividades repartem-se entre o Gym4all, os Saltaricos (atividade física para crianças que frequentam os Jardins-de-Infância públicos), na parte da manhã, e Atividade Física e Desportiva no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, durante a tarde, ambas no largo da Câmara.

A 14 de maio, o Município organiza na Casa Municipal da Cultura uma tertúlia sobre Desporto Municipal e, a finalizar a semana, no dia 15, um convívio formativo de natação para bebés (09h30) e um outro sobre Hidroterapia (10h45), ambos no Complexo Desportivo Municipal 2.

 Paralelamente, Seia recebe a 4ª edição POPular – INATEL na Rua, uma iniciativa que pretende divulgar as práticas culturais tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Assim, nos dias 13 e 14, no final da tarde (18h), realizam-se jogos tradicionais no parque municipal da cidade. Para o dia 15, estão igualmente programados, para a praça do Município, um concerto de música de Câmara com a Escola Profissional da Serra da Estrela, às 19h, animação de rua pelo Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena (21h) e o cine-concerto “o Garoto de Charlot” e “O Gajo”, às 22h.

Na sexta-feira, o largo da Câmara recebe animação de rua às 16h, com o Ensemble de Metais da Escola Profissional da Serra da Estrela, e às 21h, com a Escolinha da Sociedade Instrução e Recreio de Paços da Serra. À noite (22h), o Inatel promove um concerto com “Baile Folk com Ahkorda”.

A fechar o programa, no âmbito do POPular – INATEL na Rua, o largo da Câmara acolhe no sábado, a partir das 10h, jogos tradicionais e atividade para crianças e famílias, pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda. Ao longo do dia realizam-se ainda dois momentos de animação de rua, uma às 17h, com o Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”, e outra às 21h, pelo Centro Cultural de Famalicão – Fanfarra “NemFáNemFum”. O programa finaliza às 22h, com o concerto “Galandum Galundaina”.

 

Exit mobile version