Site icon Rádio Boa Nova

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

… acontece no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, entre 25 e 28 de agosto.

O festival, cujas inscrições decorrem até ao dia 5 de agosto, é aberto à participação de crianças, jovens e adultos, a solo ou em grupo, de acordo com os seguintes escalões etários: Solistas dos 5 aos 10 anos de idade; Solistas dos 11 aos 16 anos de idade; Solistas dos 17 anos de idade em diante; Conjuntos vocais dos 5 anos de idade em diante.

Cada concorrente pode participar com duas canções, originais ou não, cantadas no idioma nacional do concorrente, ou não. Os concorrentes terão de cantar com a voz em som direto, sobre playback instrumental, e as canções não poderão exceder a duração de três minutos e trinta segundos (3’30”).

O desempenho dos participantes do concurso será avaliado por um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música.

Além de troféus, galardões e outras lembranças, haverá ainda os seguintes prémios em dinheiro: “Grand Prix” (vencedor absoluto do Festival) – 1000 euros; e por escalão etário, 1º lugar – 300 euros; 2º lugar – 200 euros; e 3º lugar – 100 euros. Haverá ainda lugar ao Prémio Maestro José Marinho, no valor de 1000 euros.

O Festival, que no ano passado contou com a participação de meia centena de crianças e jovens de 15 países, é promovido pela Câmara Municipal de Seia, com o apoio do Turismo do Centro Portugal, sob os auspícios da WAFA – World Association of Festivals and Artists (responsável pela execução e acompanhamento dos mais importantes Festivais internacionais).

Esta iniciativa tem por objetivos promover e estimular a criatividade artística, dentro de um saudável espírito de competição; possibilitar a descoberta e o lançamento de novos valores; estimular a criação de repertório musical dirigido às crianças e jovens; promover a amizade entre crianças de diferentes nacionalidades, bem como proporcionar aos professores de música troca de experiências, nomeadamente de técnicas de interpretação musicais e coreográficas.

Exit mobile version