Site icon Rádio Boa Nova

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes e empresários de turismo da região.

O fórum acontece no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e contempla apresentações do Turismo Centro de Portugal, alusiva aos incentivos para o setor do turismo, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) – IPG, referente à importância da qualificação e da formação, e da empresa A2Z, que dedica o seu painel ao tema “Visitar a serra da Estrela: oferta e recursos de montanha”.
Para a tarde deste primeiro dia estão, ainda, programadas visitas ao Museu do Brinquedo, ao Museu Natural da Electricidade e ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
No dia seguinte está agendado a realização de um percurso pedestre numa das 14 rotas dos Caminhos de Montanha, concretamente no percurso da Rota da Ribeira de Alvoco, um itinerário de 7km entre o Aguincho e Muro. A participação na atividade integra um almoço na Casa do Povo de Vide e uma visita cultural à Aldeia de Montanha de Vide. De assinalar, igualmente, a abertura do alojamento local “Recanto do Açor”, prevista para as 15h.
A programação continua, no dia 10, com a apresentação dos principais eventos desportivos que acontecem no território, como sejam: “Oh Meu Deus, Granfondo Serra da Estrela e Maratona BTT Serra da Estrela – Seia. A conferência de imprensa está marcada para as 11h, no Museu Natural da Electricidade, local que acolhe, às 15h, as Conferências da Estrela. Dedicada ao turismo, desafios e oportunidades, a conferência é organizada em conjunto com a Associação Geopark Estrela e terá como oradores Emanuel Castro, da Associação Geopark Estrela, Catarina Vieira, da casa de campo “Chão do Rio”, Célia Gonçalves, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, e Maria Manuel, da casa de campo “Casas da Lapa”.
Para o dia 11 estão agendadas apresentações dos projetos de requalificação da zona de lazer “Praia Dr. Pedro” na Senhora do Desterro, a acontecer pelas 17h30 no Museu Natural da Electricidade, e da praia fluvial do Sabugueiro, pelas 19h, na sede da Junta de Freguesia. Nesta data, os alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo da ESTH – IPG promovem, na respetiva escola, o seminário “Queijo Serra da Estrela como fator de atração turística”.

O dia 12 é dia de visitas às fábricas Laticínios Correia e Barreiras e Malhas Pinto Lucas, duas das unidades fabris que integram as “Rotas da Electricidade”, projeto de turismo industrial desenvolvido pela Câmara, através do Museu Natural da Electricidade.

A finalizar a semana dedicada ao turismo, o CISE organiza, no dia 13, mais um passeio fotográfico de Primavera, e no dia 14 será inaugurado o Centro BTT Seia – Santa Comba, a que se seguirá um passeio de bicicleta na Rota das Vinhas, um dos quatro itinerários cicláveis marcados no âmbito do projeto das Aldeias de Montanha.

Exit mobile version