A reunião pública vai ter lugar na sede da junta de freguesia de Sameice, às 19 horas, e tem por objetivo esclarecer a população sobre a AIGP que incide nas freguesias de Santa Comba, Santigo, Tourais, Lajes, Sameice, Santa Eulália e Travancinha, onde se inclui o projeto de Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis.
A sessão também contará com a participação da Direção Geral do Território, a respeito das operações de recolha de dados sobre os prédios e baldios, cujo cadastro não foi concluído em 2015 e que se encontra atualmente a ser executado por equipas técnicas desta entidade.
As operações de cadastro iniciaram-se a 4 de julho, constituindo um direito e um dever a participação dos proprietários, comproprietários, superficiários, usufrutuários, bem como os arrendatários dos prédios (rústicos), nomeadamente assegurando a demarcação dos seus prédios até 12 de março de 2023.
As AIGP’s visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.
Nestas áreas, serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP). Estas serão executadas num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo, que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.