Site icon Rádio Boa Nova

Seia: Criada associação “Nós é Mais Bichos” para proteção de animais errantes

Foi assinada, no passado dia 28 de dezembro, a escritura de constituição da “Nós é Mais Bichos” – Associação de Proteção dos Animais Errantes do Concelho de Seia – APAECS, a primeira associação de proteção animal do concelho de Seia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a “Nós é Mais Bichos” nasceu da consciência dos seus associados fundadores da situação do concelho de Seia no que respeita aos animais errantes e que carece de intervenção.

A existência de animais por esterilizar nas ruas conduz a uma sobrepopulação animal, que crescerá continuadamente sem controlo, potenciando a existência de animais doentes.

A existência de animais mal alimentados e em locais inadequados potenciará a existência de pragas, uma realidade que a “Nós é Mais Bichos” pretende que seja passado, promovendo a existência de colónias de animais saudáveis, através da alimentação e cuidados veterinários básicos, como a vacinação e a desparasitação.

Colónias saudáveis garantirão a manutenção da biodiversidade, assegurarão condições de saúde pública e promoverão boas relações entre animais de rua e pessoas.

Assim, a “Nós é Mais Bichos” tem como objeto a monitorização, tratamento e auxílio de colónias de animais errantes no concelho de Seia, visando a sinalização e registo dos animais errantes que circulem sem dono; a monitorização das populações errantes diligenciando para assegurar a existência de condições básicas à sua sobrevivência, a sinalização de colónias e matilhas; a identificação dos cuidadores informais; a promoção de programas CED (captura, esterilização e devolução); a promoção de campanhas de sensibilização junto da população para a defesa e auxílio aos referidos animais; promover a criação de “aldeias” ou locais comunitários para a proteção dos animais; promover campanhas de vacinação e desparasitação; colaborar com as autoridades locais e competentes sempre que detetar situações de maus-tratos ou abandono animal; colaborar com as entidades municipais.

“Cientes de que este caminho apenas se fará com a vontade de muitos e a ajuda de todos, a “Nós é Mais Bichos” apresenta-se à sociedade, afirmando o seu compromisso para com o bem-estar animal e de apoio aos cuidadores informais do nosso concelho.

A “Nós é mais Bichos” pode ser contactada através das suas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram ou pelo endereço de email: nosemaisbichos@gmail.com.

Exit mobile version