No próximo dia 16 de fevereiro, o Departamento do Património, Cultura e Turismo (DPCT) da diocese da Guarda vai realizar o I Fórum Património, Cultura e Turismo. O evento ocorrerá no Espaço Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Seia, com início marcado para as 15h00.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o principal objetivo do fórum é “sensibilizar os párocos da diocese egitaniense para a salvaguarda e promoção do património religioso, além de apresentar os objetivos e linhas de atuação do DPCT, pretendendo uma colaboração mais eficaz”.
O DPCT, integrado no Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação, tem como principais competências “a promoção da dimensão evangelizadora do património cultural da Diocese, a pastoral do turismo e o diálogo com iniciativas culturais da sociedade civil”.
O evento vai contar com a participação do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, que fará a abertura, seguido pela apresentação do DPCT pela sua Coordenadora, Dulce Helena Borges. Entre as comunicações previstas estão temas como “Comunicar (n)a Diocese”, por Hélder Sequeira; “Entre o passado e o futuro: o lugar do Património na Igreja de hoje”, por Carlos Caetano; “Porquê um Regulamento para a gestão e proteção do património e bens culturais da Diocese da Guarda”, por Aires de Almeida; e “Itinerários turísticos e património religioso. Desafios de valorização territorial”, apresentado por Gonçalo Fernandes.
Rita Saraiva vai abordar o tema “Arquitetura de Culto e Memória: Igreja da Misericórdia de Seia”, enquanto Fátima Eusébio discutirá “Salvaguardar e valorizar os bens culturais da Igreja; estratégias e dinâmicas na Diocese de Viseu”.
O fórum vai encerrar com um debate e uma intervenção final do Padre Henrique Santos, estando aberto a todos os interessados na problemática do património religioso.
Esta iniciativa segue outras realizadas pelo DPCT, como a que ocorreu no passado dia 2 de fevereiro, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, e a realizada em novembro de 2023, na Guarda.
“A continuidade desses eventos reflete a importância atribuída à preservação, estudo e divulgação do património religioso e à implementação de roteiros turísticos na região”, é referir em comunicado.
![](https://radioboanova.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/02/cartaz.-_I-Forum-DPCT-Seia-1-724x1024.jpg)
Renata Veiga (Aluna Estagiária da Eptoliva)