Site icon Rádio Boa Nova

Segunda-feira marcada por chuva e trovoadas. Proteção Civil registou 148 ocorrências até às 20h00 de domingo

A chuva vai a cair em todo o território continental esta segunda-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê ainda trovoadas nas regiões Centro e Sul.

Segundo o IPMA, o céu vai estar “geralmente muito nublado” e são esperados “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”, e ocasionalmente “acompanhados de trovoadas nas regiões Centro e Sul até meio da tarde”.

Está prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e é esperado vento por vezes forte nas terra altas.

O IPMA prevê ainda uma “pequena descida” de temperatura. A temperatura máxima vai variar entre os 20 graus, em Braga, e os nove, na Guarda. Já a mínima vai oscilar entre os 11 graus, em Lisboa, Faro e Aveiro, e os cinco graus, na Guarda.

Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 7 e os 14 graus.

Proteção Civil regista 148 ocorrências até às 20h00 de domingo

A Proteção Civil registou, até às 20h00 de ontem, 148 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sobretudo nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal e Beja, com situações de quedas de árvores, obstruções de via e inundações.

“Das 148 ocorrências que se verificaram, não temos qualquer indicação da existência de feridos ou de vítimas”, afirmou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em declarações à agência Lusa, o responsável da Proteção Civil contabilizou um total de “148 ocorrências, sendo que estão maioritariamente relacionadas com inundações, quedas de árvores, limpeza de via e quedas de estruturas”.

“O distrito que foi mais atingido foi Faro, com 77 ocorrências, e depois Lisboa, com 29, e também Beja e Setúbal, com cerca de 10 cada”, revelou José Costa.

O oficial de operações da ANEPC indicou que as ocorrências registadas até às 20h00 mobilizaram 422 operacionais e 155 meios terrestres, referindo que as situações registadas são “pontuais, maioritariamente na via pública, algumas estruturas inundadas”, mas de simples resolução.

Questionado sobre os novos avisos amarelos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), inclusive para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro pela previsão de chuva, José Costa disse que a Proteção Civil vai “acompanhando e monitorizando a situação” ao longo do período em que vigoram estes alertas.

Exit mobile version