O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou seis atletas em situação irregular em Portugal, ligados a dois clubes de futebol da zona centro do país.
Em comunicado, o SEF não esclarece de que zonas em concreto são os clubes de futebol, mas adianta que os futebolistas sinalizados não tinham visto ou documentos que os habilitasse à prática de qualquer atividade em território nacional.
O SEF vai agora apurar elementos para verificar se há possibilidade de regularizar a situação dos atletas. Caso contrário, os mesmos terão de abandonar o país, no prazo de 20 dias, “sob pena de incorrerem em procedimento administrativo de afastamento”.
As instalações de um dos clubes foram mesmo alvo de buscas, tendo sido apreendidos diversos documentos relacionados com a identificação e inscrição de atletas estrangeiros.
Aos clubes em referência, que militam nos escalões distritais, serão instaurados processos de contraordenação a que correspondem coimas que, no total, podem variar entre os 20 mil e os 40 mil euros.