Site icon Rádio Boa Nova

Secretária de Estado do Turismo inaugura Grande Rota do Mondego que une Oliveira do Hospital à Figueira da Foz

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, inaugura amanhã, dia 21 de outubro, a Grande Rota do Mondego que une Oliveira do Hospital à Figueira da Foz.

A apresentação da Grande Rota do Mondego acontece pelas 11h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Figueira da Foz.

A Grande Rota do Mondego conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e une Oliveira do Hospital à Figueira da Foz, passando pelos territórios de Tábua, Mortágua, Penacova, Coimbra e Montemor-o-Velho.

Com um percurso de 142 km de extensão, a Grande Rota do Mondego visa dinamizar turisticamente os territórios compreendidos entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, cruzando os concelhos de Montemor-o-Velho, Coimbra, Penacova e Tábua, tendo o rio Mondego como denominador comum.

Esta grande rota permite descobrir a Figueira da Foz, com o seu imenso areal de areia fina e dourada e as suas atrações turísticas, o percurso até Coimbra, passando pelas vilas de Montemor-o-Velho e Pereira, com a forte presença dos marcantes campos de arroz do Baixo Mondego e da textura de outros cultivos; a cidade de Coimbra, eterna cidade dos estudantes, património da UNESCO, com o fado como elemento cultural exclusivo e diferenciado; e Penacova, como região de transição para um cenário de montanha, proporcionando uma significativa alteração da paisagem, com vales mais ou menos cavados e espelhos de água a perder de vista, com origem na Barragem da Aguieira.

Pelos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital o cenário vai-se repetindo, sendo constantes, ao longo do percurso, elementos do modo de vida local, tais como moinhos de água, açudes, socalcos, levadas, entre outros.

Exit mobile version