Site icon Rádio Boa Nova

Secção do Centro alerta para “inundação” de médicos na próxima década

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, alertou hoje que na próxima década vai ocorrer uma “inundação” …

… de médicos em Portugal, excesso que vai provocar um “pico” de emigração.

“Hoje verifica-se falta de médicos, mas amanhã vai haver médicos a mais e Portugal não terá capacidade de absorção”, sublinhou o responsável à agência Lusa, a propósito do 19.º Congresso Nacional de Medicina e do 10.º Congresso do Médico Interno, que decorrem em Coimbra entre quinta-feira e sábado, na Faculdade de Medicina, subordinados ao tema da Formação Médica. Na segunda-feira haverá ainda um congresso aberto à população: formação e saúde para todos, no pavilhão dos Olivais, a partir das 16:30.

Segundo Carlos Cortes, neste momento existem oito mil médicos em formação e 12 mil estudantes de medicina, que é um “número absolutamente gigantesco, que, no futuro, vai trazer problemas”. Há ainda 50 mil médicos a trabalhar, 30 mil dos quais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O responsável da SRCOM realça que são estas razões que levam a Ordem dos Médicos a querer restringir as entradas em Medicina, porque não vê “necessidade de Portugal estar a formar profissionais a mais, se depois não os pode absorver”.

Exit mobile version