Site icon Rádio Boa Nova

“Se a tigelada tivesse desaparecido há 50 anos, não havia ninguém que a soubesse fazer”. Curso incentiva a preservar este e outros patrimónios

Paula Frade, investigadora em Patrimónios Alimentares, Culturas e Identidades na Universidade de Coimbra

A tigelada é um dos muitos exemplos do património cultural e imaterial, no caso é gastronómico, que se não fosse preservado pelas mãos de quem a continua a fazer nas mais variadas formas, se poderia ter perdido, não havendo hoje quem soubesse fazer esta iguaria que não falta na mesa de casa da maioria dos oliveirenses, sobretudo em datas festivas.

É exatamente com o objetivo de preservar as tradições, as expressões orais, as práticas socais, os rituais, as práticas relacionadas com a natureza e o universo e as aptidões ligadas ao artesanato que, no próximo dia 16 de maio, vai decorrer em Oliveira do Hospital o curso “Alimentação, Património e Território” promovido pela Universidade de Coimbra, em parceria com o município oliveirense.

Paula Frade, que integra o gabinete de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das formadoras da ação de curta duração que é promovida pala Universidade de Coimbra e uma defensora da preservação dos patrimónios culturais e imateriais.

Esta manhã, no programa Manhãs da Rádio Boa Nova, Paula Frade destacou a importância da preservação dos patrimónios e desafiou à participação no curso que capacita os formandos com as ferramentas necessárias para esta área. As inscrições estão abertas até ao dia 10 de maio.

Oliveira do Hospital é o primeiro Município da CIM Coimbra a acolher o curso, que vai depois percorrer os restantes concelhos.

A acreditação do curso Alimentação, Património e Território Acreditação, será da responsabilidade do CFAE Coimbra Interior, certificado pela Comissão Pedagógica do CFAE Coimbra Interior .

O curso vai decorrer entre as 10h00 e as17h30, com pausa para almoço- livre e terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Aceda aqui à entrevista na íntegra>>>

Exit mobile version