Site icon Rádio Boa Nova

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

… ao governo e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho. Na resposta foi acusado de “hipocrisia política”.

O social-democrata recordou à Assembleia as interpelações que fez  em anteriores reuniões, acabando também por fazer eco da preocupação recentemente partilhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira,  que pediu a criação de uma “via verde” no centro de saúde oliveirense, para atender as crianças acidentadas ou em episódio de mal estar. “Será a via verde a resposta mais adequada à situação? Não terão os nossos filhos direito a uma assistência como os das escolas dos centros urbanos?”, questionou João Brito, que disse que está na hora de o presidente da Câmara  e o seu executivo “descerem do pedastal de arrogância e assumirem a sua falha”. Na ocasião desafiou a Assembleia para uma “moção de protesto junto do governo” e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho”.

Rui Monteiro, do PS, foi o primeiro a acusar João Brito de não apresentar o conteúdo da moção aos deputados. “Deve estar à espera que alguém apresente em nome dele. É uma moção para a qual fomos desafiados, mas não foi apresentada, por isso, vale o que vale”, referiu.


Carlos Castanheira, autarca de Aldeia das Dez (PS), “num ato de nostalgia” recordou a grande manifestação feita no concelho em defesa da saúde e das acessibilidades, onde não viu o deputado João Brito, “nem ninguém do PSD”.

Também Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira (PS) confirmou não ter visto o PSD na manifestação realizada há quatro anos. Recorda que nessa altura o concelho passava por uma “situação extremamente dramática com milhares de oliveirenses sem médico de família”. Atualmente, Maia concorda que a situação ainda não está bem no concelho, mas a Fundação Aurélio Amaro Diniz foi “uma boa alternativa”. Acusa, por isso, João Brito de “hipocrisia política”.

Em resposta ao deputado, José Carlos Alexandrino (PS) questionou se João Brito “vive neste concelho ou noutro diferente”, para ter que se socorrer de notícias para confrontar o executivo. O presidente do Município Oliveirense informou da realização de uma reunião na passada quinta feira na Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e assegurou que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “nunca funcionou tão bem”. Não tardou também em recuar no tempo e considerar que o PSD “se acobardou” por ocasião da manifestação e que o anterior executivo PSD, não soube reivindicar a SUB que ficou instalada em Arganil. “As pessoas calaram-se e consentiram. Comigo! Eu não me calo e não me calarei”, argumentou.

Exit mobile version