É já no próximo fim de semana, 5 e 6 de julho, que se cumpre a tradição com a realização da Romaria de Nª Srª das Preces, em Vale de Maceira, na freguesia de Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital).

Maria da Graça Lourenço, presidente da direção do Santuário apresentou, esta manhã, o programa do evento na Rádio Boa Nova e convidou a comunidade a marcar presença na Romaria que, para além da vertente religiosa, vai contar com uma forte dinâmica cultural, com destaque para a presença de António Pinto Basto e a Banda Dura Lex na noite de sábado, bem como do grupo ACOA e do Encontro Internacional de Coros no domingo à tarde.
A destacar de modo particular a celebração da missa, seguida de procissão de velas no sábado, a partir das 21h00, e a Missa Campal, no domingo às 10h00, seguida de procissão, presididas pelo Professor Doutor João Duarte Lourenço, a responsável garante que a Romaria surge “melhorada” com o objetivo de atrair mais visitantes e dar a conhecer este espaço religioso. “Queremos oferecer sempre o melhor e trabalhamos para que o Santuário seja divulgado e reconhecido”, afirmou, notando que o objetivo é de que “o Santuário volte a ser o Santuário de há 50 anos, onde as pessoas se sentem bem”.
Do programa faz ainda parte a III Feira de Artesanato de Nª Srª das Preces com 12 expositores, aos quais se vão juntar também 11 feirantes com outros produtos e artigos.
Ainda na vertente religiosa, a dirigente sublinha a presença de todas as irmandades da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul, assinalando-se também o dia da referida unidade.
Em cada um dos dias, o acesso ao evento é gratuito, podendo os visitantes contribuir com o valor que lhes for possível nos “vários cofres” que vão estar espalhados quer na Igreja, quer no Santuário.
Esta é uma forma de ajudar à manutenção e revitalização do Santuário que “está muito bonito”. Nesta altura decorrem obras de conservação na sacristia da Igreja estimadas em 80 mil Euros, valor que o Santuário não tem disponível, mas que Maria da Graça acredita que vai ser reunido com o contributo de todos. “Tenho fé em Nossa Senhora”, confidenciou, notando que até aqui tem valido também o apoio de beneméritos que, desde que é presidente da direção, contribuíram com cerca de 100 mil Euros para o Santuário.
Na Rádio Boa Nova, Maria da Graça contou que o Santuário tem estado a contar com uma dinâmica muito interessante, seja pelas visitas que ali têm acorrido, com excursões vindas de várias dioceses do país, seja também pelos eventos culturais e religiosos que têm sido dinamizados.
Na missão de valorizar e revitalizar o Santuário, a dirigente destaca o apoio da Irmandade de Nossa Senhora das Preces, sem esquecer a freguesia de Aldeia das Dez e o Município de Oliveira do Hospital.

