Site icon Rádio Boa Nova

Santo António do Alva: Museu da Associação Progressiva é inaugurado com celebração da tradição e esperança no futuro

A Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSAA) inaugurou este sábado (19), com grande emoção, o seu novo Museu, “um espaço que celebra quase seis décadas de história, tradições e dinamismo” desta aldeia do concelho de Oliveira do Hospital. A cerimónia, marcada por uma forte participação da comunidade, reuniu sócios, amigos, empresários, parceiros e representantes de outras coletividades, num momento de festa que destacou a união e o compromisso com a preservação da identidade local.

O Museu, agora aberto ao público, guarda memórias e artefactos que contam a história da APSAA e da aldeia, incluindo um tear ancestral que simboliza as tradições têxteis da região. O presidente da Direção da APSAA, José Lobo, sublinhou a importância deste projeto: “Este Museu é um marco na nossa história de 59 anos. É um símbolo de resiliência e compromisso com as nossas tradições, mas também um olhar para o futuro, para continuarmos a dinamizar Santo António do Alva e o Vale do Alva”.

A inauguração foi fruto do esforço colectivo de diversas pessoas e entidades. José Lobo fez questão de agradecer a todos os envolvidos, desde as trabalhadoras do Centro de Dia, até aos membros das secções cultural, desportiva e de juventude da APSAA. Destacou ainda o papel de figuras como Luís Rosa, responsável pelo projeto de arquitetura do Museu, e Leonel Fonseca, tesoureiro da associação, cujo empenho foi essencial para a concretização do projeto.

O evento contou com a presença de figuras institucionais, que elogiaram o trabalho da APSAA e o impacto do novo Museu. O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, realçou o trabalho da associação na dinamização da comunidade e reforçou este novo local como “património cultural” do concelho e um motivo de orgulho “para todos os que aqui vivem.”

Por sua vez, o Presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, Rui Coelho, reforçou o significado do momento: “Santo António do Alva mostra, mais uma vez, a sua vitalidade. É com orgulho e uma pontinha de vaidade que assistimos à inauguração deste Museu na nossa freguesia”.

Além do Museu, a APSAA celebrou neste aniversário outras conquistas recentes, como a requalificação da sua sede, financiada pelo programa Pares 3.0, a aquisição de uma carrinha elétrica para o serviço de apoio domiciliário e a instalação de 50 painéis solares, que reforçam a sustentabilidade da instituição e o seu compromisso com um futuro mais verde e economicamente viável.

A cerimónia terminou com um apelo de José Lobo à continuidade do trabalho conjunto: “Hoje celebramos o passado, mas também o futuro que continuaremos a construir juntos. Que esta aldeia permaneça viva, acolhedora e orgulhosa das suas raízes”. O Museu da APSAA ficará agora aberto a visitantes, prometendo ser um novo ponto de referência cultural no Vale do Alva.

Exit mobile version