Site icon Rádio Boa Nova

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

O projeto visa recordar o ofício que há mais de um século deu origem a um linguajar próprio – a gíria dos arguinas – criado para que os trabalhadores pudessem falar frente aos patrões das pedreiras.

Licínio Neves, autarca de Santa Ovaia, lembra que esta “é uma tradição antiga, aqui da zona”. “Somos uma terra de canteiros e pedreiros e a designação de ‘arguina’, no fundo, corresponde a duas distinções: o pedreiro que aparelhava a pedra e edificava a obra e o canteiro que fazia os trabalhos mais finos e delicados, como os brazões, janelas”, esclarece.

Quem está de fora, pouco percebe, mas o padre António Borges, 76 anos, há 50 que aprendeu e hoje dedica-se ao ensino desta gíria. Conta que aprendeu “ para não ser gozado”, sabendo que esta linguagem surgiu para fugir ao entendimento do patrão e das pessoas que passavam”.

“Tenho feito um esforço para não deixar perder esta linguagem. Já fiz folhetos de banda desenhada para ensinar às crianças”, diz com orgulho o sacerdote da paróquia de Santa Ovaia.

Fernando Gouveia de Sá, 87 anos, é o “arguina” mais antigo. Atualmente, Santa Ovaia não tem meia dúzia de arguinas. Um deles é o presidente da Junta, Licínio Neves, que confirma a construção do museu. “Tínhamos que ter algo mais para quem nos visita, de forma a dar a conhecer o nosso passado”. O espaço vai ser ainda dotado de “seis quartos para dormidas”.

Reportagem Rádio Renascença (rr.pt)

Exit mobile version