Decorre este sábado, 21 de setembro, mais um Festival de Sopas em Santa Ovaia. Os visitantes poderão degustar 30 sopas neste que é um dos eventos âncora da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital.
A iniciativa, que já é uma “tradição” na localidade, vai na sua 13ª edição e o objetivo da organização é “consolidar o evento”. Para Bruno Amado, autarca da União de Freguesias, o festival “celebra Santa Ovaia” e promove o “convívio” entre as gentes da freguesia e da região.
Segundo o autarca, o Festival de Sopas “tem vindo a melhorar ano após ano” e tem crescido. Sinal desse crescimento é a participação de 30 sopas, “o maior número de sempre”.
Bruno Amado garante que sábado haverá “sopas para todos os gostos”. O próprio presidente irá participar com Sopa de Peixe e Sopa de Ovo.
O festival arranca às 18h00 no Polidesportivo de Santa Ovaia e haverá dois momentos distintos para degustação das sopas: às 20h00 e às 21h00. “No ano passado as sopas esgotaram rápido e este ano optámos por esta método”, explicou. Estarão disponíveis 1500 kits, cada um composto por uma tigela, uma colher, um guardanapo, uma fatia de broa e três senhas para degustação de sopas, com o custo de cinco euros. “Depois de gastar as três senhas, cada pessoa poderá adquirir mais senhas unitárias por um euro para permitir que as sopas cheguem para todos”, explicou Bruno Amado.
Para além da rainha da festa, a sopa, estão disponíveis em vários expositores outros produtos gastronómicos.
Paralelamente à vertente gastronómica, está garantida animação cultural e musical com grupos da freguesia e do concelho.
Para a autarquia presidida por Bruno Amado, nas próximas edições o objetivo é “fazer cada vez melhor”.
O autarca considera que o Festival de Sopas (Santa Ovaia) e a Festa do Bodo (Vila Pouca da Beira) são os principais eventos da União de Freguesias.