Site icon Rádio Boa Nova

Sacerdotes da UP de Oliveira do Hospital abdicam de 12% do salário para “ajudar as paróquias”

Os dois sacerdotes afetos à Unidade Pastoral (UP) de Oliveira do Hospital, António Loureiro e Pedro Simões, decidiram abdicar de 12 por cento do salário a que têm direito para evitar que as fábricas da Igreja “entrem numa crise profunda”, num ano em que “houve poucas receitas e muitas despesas”.

No habitual programa “Palavras de Esperança” da Rádio Boa Nova, o pároco de Oliveira do Hospital, António Loureiro, adiantou que a decisão foi tomada na recente reunião dos conselhos económicos das fábricas da Igreja, em que marcaram presença dois representantes de cada paróquia para “avaliar a situação difícil que todos estamos a viver”.

Este ano, devido à pandemia, não se realizou a habitual visita pascal, e a a receita da “côngrua que estava associada à visita pascal” foi reduzida.

“Este foi um ano de poucas receitas e muitas despesas, nomeadamente com os sacerdotes e despesas correntes”, afirmou o pároco oliveirense, adiantando que “para já, as paróquias ficaram de diminuir um pouco as suas prestações mensais”. “Os sacerdotes optaram por reduzir em cerca de 12 por cento aquilo que estavam a receber, para ajudar a encontrar um caminho, uma solução para não entrarmos numa crise profunda”, afirmou esta manhã.

A medida é tomada “pelos párocos que estão na Unidade Pastoral sabendo do momento difícil que as paróquias estão a viver”. “Também é um sinal de solidariedade e de estarmos atentos à realidade das nossas paróquias”, observou. O pároco oliveirense informou que o padre Rodolfo Albuquerque não faz parte desta tomada de decisão, porque o sacerdote tem “autonomia” nas paróquias da sua responsabilidade e que integram a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul.

Esta manhã, no programa “Palavras de Esperança” o pároco oliveirense apelou também a todos para que, “apesar das dificuldades que todos experimentam, podermos ser solidários com a realidade da igreja”. “Colaborar com o sustento e despesas da igreja é também um sinal de amor à fé”, frisou. Para o efeito, no início do próximo ano “será distribuído um envelope para que as pessoas possam colaborar com a côngrua que é a principal fonte de receitas”. “Para ver se é possível manter as nossas paróquias com algum equilíbrio financeiro, porque depois há sempre questões de manutenção e obras para fazer”, notou ainda.

O Programa “Palavras de Esperança” da Rádio Boa Nova completou, esta sexta-feira, dois anos de emissão.

 

Exit mobile version