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Rovanperä encerra na frente da classificação, o primeiro dia do Rali de Portugal.

A dupla da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet e Ott Tänak, bem como a dupla de pilotos Sordo e Rovanperä passaram pelo comando da prova durante as oito classificativas disputadas na região Centro, com o piloto da Toyota a assumir a liderança na segunda passagem por Góis (PE5), uma das suas três vitórias nas especiais de sexta-feira.

Com a dureza dos pisos a provocar uma acentuada degradação dos pneus, Sordo fez uma gestão quase perfeita dos seus Pirelli e aproveitou a posição de partida (sétimo na estrada) para se colocar na luta pela vitória. O seu companheiro de equipa, Thierry Neuville, está a 26s de Rovanperä, admitindo que não se sentiu confortável ao volante do Hyundai. Loubet está logo atrás do belga, no quarto lugar, com Esapekka Lappi a colocar o terceiro Hyundai entre o top 5, a 27,3s do líder.

Tänak chegou a mostrar ritmo para discutir o triunfo em Portugal, mas um furo obrigou o estónio a ceder 54s – e a liderança do rali – na segunda passagem pelos 12,03 km da Lousã (PE4). Pior desfecho teve o líder do Mundial, Elfyn Evans, que sofreu uma saída de estrada em Mortágua (PE7), que destruiu o seu Toyota. A marca japonesa também ficou sem Takamoto Katsuta durante a primeira etapa, devido a problemas elétricos no Yaris GR Rally1, embora o piloto nipónico possa regressar amanhã em Super Rally.

Depois de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, as estrelas do WRC rumaram à Figueira da Foz para uma espetacular Super Especial de 2,94 km com o Atlântico em fundo (ganha por Dani Sordo), que marcou o regresso daquela cidade ao Vodafone Rally de Portugal, 26 anos depois da última presença.

Solberg lidera o WRC2

Com um plantel de luxo no WRC2, o mais forte de sempre em Portugal, a prova dos Rally2 é comandada por Oliver Solberg (Skoda), que fez uma gestão perfeita dos pneus até à Figueira da Foz. O jovem sueco, filho do ex-campeão do Mundo Petter Solberg, tem 50,2s de vantagem para Gus Greensmith (Ford), depois de uma penalização de Yohan Rossel (Citroën) ter promovido o britânico ao segundo lugar. Outro dos favoritos, o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), foi um dos afetados pelos furos, estando nesta altura no quarto lugar, já a 1m41,1s de Solberg.

Armindo Araújo vence no CPR

A prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis terminou esta sexta-feira, com as nove especiais disputadas na região Centro. Kris Meeke (Hyundai) foi o primeiro líder da prova, mas desistiu ao início da tarde, com problemas de suspensão na PE4 (Lousã 2). Miguel Correia (Skoda) assumiu o comando, mas viria a atrasar-se na PE6 (Arganil 2), altura em que Armindo Araújo colocou o seu Skoda na frente da competição nacional. O piloto de Santo Tirso confirmou mesmo o triunfo na prova do CPR na Figueira da Foz, garantindo a primeira vitória do ano, dois meses depois do grave acidente que sofreu em Boticas.

Miguel Correia foi o segundo classificado (a 13,9s de Armindo Araújo) e acumulou três pontos-extra, com a vitória na Powerstage em Mortágua. Este resultado permite ao piloto de Braga assumir o comando do CPR, por troca com Ricardo Teodósio (Hyundai), que desistiu em Góis 2 (PE5), com problemas de suspensão. Bernardo Sousa (Citroën) completou o pódio do CPR (o seu primeiro da época), a 54,9s de Armindo Araújo, com Pedro Almeida (Skoda) e Lucas Simões (Ford) a terminarem também entre os cinco primeiros.

Amanhã, os concorrentes rumam à região Norte para mais sete classificativas, numa etapa com 148,68 kms cronometrados.

Fonte: https://rallydeportugal.pt/

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