Site icon Rádio Boa Nova

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

… guerreiro” dá título ao livro, com que o autor pretende dar a conhecer um nome que todos ouvem falar, mas que poucos sabem quem foi.


Convidado desta manhã, na Rádio Boa Nova, Rodrigues Gonçalves, disse que Brás Garcia de Mascarenhas é “um caso paradigmático”, por se tratar de uma personalidade que deu nome ao colégio, ao ex agrupamento, a uma escola preparatória, a uma biblioteca escolar, a uma casa de interesse público, onde nasceu, localizada em Avô, praças e ruas, não só no concelho de Oliveira do Hospital, mas também noutros locais, como em Alfaiates, no concelho do Sabugal. “É um homem importantíssimo. É altura de as pessoas terem conhecimento mais concreto da pessoa que deu nome a estes espaços. Não é conhecido pela maior parte dos oliveirenses”, afirmou Rodrigues Gonçalves.

O novo livro resulta de um trabalho de pesquisa que permite ao autor apresentar Brás Garcia de Mascarenhas, nascido no ano de 1593 (o pai era da Bobadela e o mãe de Avô) numa família nobre e que sempre se destacou pelo seu espírito aventureiro. Notabilizou-se enquanto militar no Brasil, na luta contra os holandeses. Pessoa que se “formou a si própria”, Brás Garcia conhecia os maiores filósofos e ficou também conhecido por ter sido autor do poema épico “Viriato Trágico”, reconhecido como o segundo poema mais importante, logo a seguir aos Lusíadas de Luís de Camões.

“Era uma personalidade importantíssima, acima de todas as outras”, assegura Rodrigues Gonçalves, notando que aquando do regresso de Brás Garcia do Brasil “fez grandes investimentos em Avô”. “Era um benemérito”, refere o autor.

No novo livro, Rodrigues Gonçalves apresenta ainda um contexto histórico da Guerra da Restauração, reservando dois capítulos do livro à situação política e social que, à data, se vivia em Avô.

“Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” vai ser apresentado no próximo domingo, 12 de agosto, pelas 15h30, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos em Avô.

De referir que Rodrigues Gonçalves é colaborador da Rádio Boa Nova, sendo responsável pelo espaço “Desenvolvimento Emocional e Humano”, com transmissão às quartas-feiras e domingos, pelas 19h00.

Exit mobile version