Site icon Rádio Boa Nova

Rodrigues Gonçalves aconselha leitura de novo livro “Um Caminho de Sabedoria” para que “seja útil a todos”

Realizou-se no sábado à tarde, dia 1 de fevereiro, a apresentação do novo livro “Um Caminho de Sabedoria. Como Livrar-se das Emoções Tóxicas e Viver Feliz e Saudável” na Biblioteca…

… Municipal de Oliveira do Hospital. Na ocasião, o autor, A. J. Rodrigues Gonçalves aconselhou a leitura “para que seja útil a todos”. “Aconselho que o leiam e o emprestem”, chegou a referir.

Na apresentação do novo livro, António José Rodrigues Gonçalves, contou com o contributo de Dora Santos, psicoterapeuta, entre várias considerações e alusões ao livro, destacou a importância do “viver o hoje aqui e agora”  e de “deixar o passado onde já vivemos e de não vivermos um futuro antecipado”. “Culpar ou julgar, não criticar, não reclamar, não apontar falhas” foram outras ‘dicas’ da psicoterapeuta.

O novo livro do conhecido avoense foi editado pela editora Âncora que na sessão de apresentação se fez representar pelo Engenheiro António Campos, destacado oliveirense, em representação de Batista Lopes, proprietário da editora. Logo começou por referir que marcaria presença no lançamento do livro pelo facto de Rodrigues Gonçalves trazer “um tema à discussão, que é um tema importantíssimo, onde num mundo onde o ódio impera e (se assiste) ao confronto entre as pessoas, falar de felicidade, é um momento que devemos exaltar”. “Devemos agradecer ter-nos trazido um tema desta dimensão. Num mundo em que está completamente invertido em relação ao que ele escreve. Hoje para o homem quase tudo é possível, só não é possível ultrapassar as leis soberanas da natureza. Hoje o infinito do conhecimento é uma norma que qualquer cidadão tem quer como objetivo”, defendeu António Campos.

Ainda que considerasse o tema “encantador”, António Campos, levantava o problema de “como é que defendemos este tema nos momentos atuais”. Para o conhecido engenheiro  “o tema está completamente ultrapassado por um mundo de loucura e de desorientação total”.

Em reação e “ao contrário do que disse António Campos”, A. J. Rodrigues Gonçalves defendeu que “este livro vai ser um sucesso não do ponto de vista comercial, que isso já não é o que me interessa, mas porque este livro está na ponta do progresso das ideias hoje em dia” em linha com autores como Augusto Cury “que vende livros em cerca de 100 países”. “É um livro atualíssimo”, defendeu.

“Aconselho que o leiam e o emprestem para que seja útil a todos”, afirmou o autor, contando o que o motivou a avançar para a edição deste livro. Explicou também a forma “como as emoções nos destroem interiormente”. Assegurou que “a grande maioria das doenças, 80 por cento para uns e 100 por cento para outros tem origem nas emoções, se nós pudermos mudar este quadro… se não  o fizermos as depressões, as insónias, a obesidade vão continuar a aumentar, está nas vossas mãos mudar esta realidade. Tudo isto e muito mais encontram neste livro. Se gostarem, aconselhem aos amigos”, referiu o autor.

Presente na apresentação do livro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital disse que não tem dúvidas de que o livro será “um sucesso”. “Está de parabéns. Eu vou ler este livro, porque me interessa para mim próprio”, afirmou José Carlos Alexandrino que a propósito de felicidade, de que também fala o livro, considerou que “ser feliz é muito mais do que uma vida sem problemas, é saber que os que nós amamos estão bem, é sentir-mo-nos bem connosco, é viver com dignidade, é fazer os outros felizes”. “Na vida só já há um modo também de ser feliz. Para sermos felizes, temos também que viver para os outros”, concluiu.

Também a vereadora da Cultura, Graça Silva, que conduziu a sessão de apresentação, apreciou o novo trabalho de A.J. Rodrigues Gonçalves.

Exit mobile version