O Município de Vila Nova de Poiares foi o concelho escolhido em 2023 para acolher o roadshow do Programa Erasmus+, que decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, iniciativa promovida pela Agência Nacional Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade em parceria com a Câmara Municipal.
Ao longo do dia, os jovens que frequentam o 3º ciclo e secundário daquele estabelecimento de ensino puderam explorar as oportunidades e valores inerentes ao Erasmus+ Juventude e Desporto, Corpo Europeu de Solidariedade, Rede Eurodesk e ao Ano Europeu das Competências Poiares, nas diversas sessões realizadas.
Para o Município, que esteve representado pela Vereadora com o pelouro da Educação, Maria da Luz Pedroso, o roadshow Erasmus+ é mais do que um evento educativo, assumindo-se como uma monta de possibilidades para os jovens de Vila Nova de Poiares, refletindo o compromisso com o futuro dos jovens, e a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente em relação às oportunidades europeias.
O facto de Vila Nova de Poiares ter sido, em 2023, o único Concelho escolhido a nível distrital para a presença do roadshow no seu território é motivo de satisfação para a Câmara Municipal, e expressa bem aquilo que tem vindo a ser o trabalho desenvolvido nestas matérias. Recorde-se que desde junho que o Município assinou o protocolo que lhe permite ser uma plataforma “Multiplicador Eurodesk”.
Representando um espaço informativo inovador, o roadshow é enriquecido com ferramentas lúdico-pedagógicas, nomeadamente jogos, materiais informativos e informações personalizadas sobre as ofertas disponibilizadas.
Refira-se que os principais objetivos da iniciativa são a divulgação dos programas europeus dirigidos aos jovens com foco em áreas cruciais como a inclusão, diversidade, transformação digital, ambiente, combate às alterações climáticas e participação na vida democrática.
Paralelamente, este programa procura promover a participação ativa dos jovens nos referidos projetos, esclarecê-los sobre as oportunidades europeias e sensibilizá-los para a mobilidade e a cidadania ativa, especialmente para os mais desfavorecidos.