Site icon Rádio Boa Nova

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois de suspensas na terça-feira.

Recorde-se que o deslizamento de um grande volume de terra e o colapso do troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de uma pedreira ocorreu na segunda-feira às 15h45.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Na terça-feira, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, disse que um dos corpos foi retirado da pedreira perto das 14h50.

Para hoje de manhã está planeado o início das operações de drenagem da água das pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras e a tentativa de retirada do segundo corpo.

“Com a drenagem dos dois planos de água das pedreiras”, a Proteção Civil acredita que terá “condições para operar e, essencialmente, fazer o reconhecimento com maior qualidade de todo o espaço”.

Segundo a Procuradoria-geral da República, o Ministério Público instaurou, entretanto, “um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência”. Na sequência da abertura do inquérito, a Polícia Judiciária está esta quarta-feira no local a desenvolver as diligências necessárias da investigação.

Também esta quarta-feira, o Governo pediu uma inspeção ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras localizadas em Borba.

Além dos dois operadores da retroescavadora, o aluimento de terras pode ter vitimado mais três pessoas que estão desaparecidas e incontactáveis desde a tarde de segunda-feira, altura em que ocorreu o acidente.

Fonte da GNR confirmou que há três homens desaparecidos que poderão ter sido arrastados para o interior da pedreira enquanto percorriam a estrada nas suas viaturas.

Os desaparecidos são um idoso de 85 anos, residente no Alandroal, e dois homens, com cerca de 50 e 30 anos, cunhados e residentes em Bencatel.

O alerta de desaparecimento foi dado às autoridades por familiares das vítimas.

O autarca de Borba anunciou esta quarta-feira que vai acionar o Plano Municipal de emergência.

Exit mobile version