Site icon Rádio Boa Nova

Requalificação da Zona do Açude da Ribeira vai “criar nova polaridade de interesse turístico”

A Zona de Lazer do Açude da Ribeira, em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, criando “uma nova polaridade de interesse turístico na zona norte”.

O auto de consignação da empreitada foi assinado, ontem, entre o Município de Oliveira do Hospital e a empresa Pavisteel, Lda. O projeto consiste numa “intervenção de natureza paisagística que procura a fruição de uma zona de lazer, em espaço natural, tirando partido do espelho de água e da paisagem característica da zona”. A obra prevê um prazo de execução de 120 dias e o custo ronda os 400 mil euros (com IVA). Contará com financiamento de 85% de fundos comunitários.

O elemento com maior destaque será um passadiço/ponte serpenteado sobre a linha de água a jusante do açude. O projeto prevê ainda trilhos pedonais, uma zona de miradouro e uma pequena zona de estacionamento.

Na cerimónia da assinatura do auto de consignação, decorrida ontem junto ao Açude, José Francisco Rolo, presidente da autarquia de Oliveira do Hospital, realçou que o Município continua a apostar “no investimento nas zonas ribeirinhas” do concelho.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o autarca salientou que o Açude da Ribeira é um “local de interesse turístico, é um projeto do Turismo de Oliveira do Hospital, no âmbito dos Corredores Ecológicos da CIM Região de Coimbra”. “Este projeto tem ligação à Grande Rota do Mondego, à Rota do Narciso. Estamos num espaço protegido pela Rede Natura 2020 a nível europeu”, explicou, garantindo que se trata de um “projeto bem concebido”.

Realçando que se trata de uma “ideia original” do anterior presidente José Carlos Alexandrino, o novo autarca destaca o facto de Oliveira do Hospital ser “Eco XXI”, Município que valoriza o ambiente. A esta altura, José Francisco Rolo tem a expectativa de que “no horizonte de meio ano ou no próximo verão”, o espaço possa ser “desfrutado”.

“É este tipo de investimentos que queremos dar continuidade. Queremos continuar a investir nas freguesias, valorizando-as e criando bem-estar. Queremos continuar a investir em equipamentos e infraestruturas que façam a diferença em Oliveira do Hospital”.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, agora presidente da Assembleia Municipal mas impulsionador do projeto, confessou tratar-se de “uma obra que vai trazer dinâmica à freguesia” e que é “o concretizar de um sonho”.

“Hoje esta queda de água é visitada por centenas ou milhares de pessoas. É uma obra que vai ter um impacto turístico. Vai trazer valorização à freguesia de Ervedal, mas também a Lagares da Beira”.

Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, também se mostrou satisfeito com o avanço da obra num “sítio aprazível” que “sempre foi frequentado por muita gente do Ervedal e não só”. O autarca está, agora, confiante de que a requalificação “vai trazer muito mais gente” ao Açude da Ribeira.

Exit mobile version