A REN (Redes Energéticas Nacionais) doou uma viatura à ARCIAL – Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital. Este veículo irá ser usado sobretudo para a deslocação de técnicos a escolas e domicílios, reforçando a capacidade de resposta da instituição.
A funcionar desde 1980, atualmente a ARCIAL presta apoio à comunidade através do seu Centro de Atividades de Capacitação e Inclusão, com 60 utentes, de duas Residências Autónomas de Inclusão, com 10 utentes, e através da vertente de formação, em que capacita cerca de 40 pessoas todos os anos. A ARCIAL tem ainda um Centro de Recursos para a Inclusão, em que os seus terapeutas prestam apoio a cerca de 50 alunos nas escolas dos concelhos de Oliveira do Hospital e de Tábua. A instituição criou ainda uma vertente de Serviços, em que presta tarefas nas áreas da jardinagem e higiene e limpeza de espaços, é registado na nota de imprensa conjunta que as duas organizações enviaram à Rádio Boa Nova.
Para Artur Abreu, presidente da Direção da ARCIAL, “a chegada deste veículo vai tornar mais eficaz o serviço prestado a utentes e clientes e permitir uma sempre necessária renovação da frota. As viaturas da ARCIAL fazem, diariamente, centenas de quilómetros, sempre com o objetivo de cumprir a sua missão de intervir ativamente na comunidade e permitir e contribuir para a reabilitação do público que serve. É um privilégio poder contar com o contributo de uma empresa com a dimensão e o impacto da REN no esforço de levar os nossos objetivos avante”.
“Reconhecemos a importância do trabalho a ARCIAL junto da comunidade e ficamos muito satisfeitos de poder contribuir para a sua atividade através da doação desta viatura”, explica Margarida Ferreirinha, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da REN. Nos seus planos futuros, a ARCIAL tem prevista a criação de um Lar Residencial com 30 lugares, a construção de duas novas Residências Autónomas de Inclusão para mais 10 utentes e ainda uma Unidade Socio-Ocupacional para aumentar a sua capacidade de resposta.
No âmbito da campanha do IRS 2023, que arranca esta segunda-feira (1), a ARCIAL apela a todos que a escolham como entidade para consignação do IRS. A opção, sem custos para o contribuinte, consigna um total de 0,5% do valor do imposto destinado ao Estado, a uma instituição à escolha do contribuinte. Para escolher a ARCIAL deverá incluir, na declaração, o NIF 500 980 896.