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RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

…foi o grande vencedor da 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar, com o maior número de votos (268).

O projeto da Escola Tourais-Paranhos “Brincar ao Ar Livre c/+ Conforto”, centrado na criação de um espaço coberto que permita a realização de eventos, ficou em segundo lugar, com 265 votos. O terceiro e quarto lugar são ocupados por projetos de alunos e professores da Escola Secundária de Seia, respetivamente a proposta “Keep on Movement – Espaço Fitness Outdoor” (204 votos), que como o nome indica, prevê a criação de um espaço alternativo de lazer para os alunos e para lecionação das aulas Educação Física, e o projeto (A) Fazeres e Saberes (164 votos), que se propõe reformular uma sala para alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentam o ensino secundário.

Para esta iniciativa, que fomenta o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos, foram apresentadas sete propostas, com contributos dos alunos da Escola Profissional Serra da Estrela, do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia Carvalho e do Agrupamento de Escolas de Seia.

Para esta experiência de cidadania participativa, a Câmara Municipal de Seia destinou 20 mil euros, cinco mil para cada projeto.

A Sessão de apresentação das propostas vencedoras decorreu na passada sexta-feira, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal.

Paralelamente, foram entregues na ocasião cheques aos diretores dos Agrupamentos de escolas do concelho, destinados às crianças do 1.º ciclo que frequentam as escolas do concelho. A ação destina-se a comparticipar, de forma igual, material escolar para os alunos que apresentam condições de acesso aos apoios da ação social escolar e a suportar as despesas com a aquisição dos cadernos de atividades a todos os alunos.

O investimento, na ordem dos 25 mil euros, pretende promover uma maior equidade no acesso ao sistema educativo e minimizar as desigualdades, materializando a universalidade do direito de acesso à educação.

 

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