Site icon Rádio Boa Nova

Região do Dão ambiciona ter os vinhos com a maior qualidade do país

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) disse hoje, a propósito do 111.º aniversário daquela região demarcada, …

… que ambiciona que o Dão produza dos vinhos mais caros, logo de maior qualidade, do país.

Arlindo Cunha faz notar que “há muitas décadas que se diz que o Dão é a Borgonha portuguesa e, como é sabido, Borgonha é a região de França onde os vinhos são mais caros, mesmo mais caros do que em Bordéus”. Portanto, o objetivo é que “o Dão seja a região dos vinhos mais caros, o que quer dizer que seremos os melhores vinhos”, ambiciona o responsável.

O Dão é “a segunda região demarcada mais antiga do país, a seguir à região do vinho do Porto e, em matéria de não licorosos, ou seja, de mesa, é a primeira e foi criada pelo então ministro Ferreira do Amaral”.

Atualmente, a região “está a crescer e o objetivo é continuar a crescer, mas, sobretudo, acrescentando valor”, até porque “os vinhos do Dão são hoje os segundos vinhos com preço mais elevado no mercado nacional”.

O objetivo é “continuar por essa senda, porque o que importa nem é tanto produzir em quantidade, embora também seja importante, mas é importante se for com a criação de valor, ou seja, com uma melhoria gradual dos preços, porque para haver bons vinhos tem de haver boas vinhas e nós só podemos pagar com justiça aos produtores se se conseguir vender melhor”, considerou Arlindo Cunha.

Exit mobile version