Site icon Rádio Boa Nova

Região de Coimbra solidária com parecer negativo ao pedido de prospeção e pesquisa de depósitos minerais em Pampilhosa da Serra

Decorreu esta quinta-feira, no Posto de Turismo da Praia de Mira, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde o primeiro ponto do período da ordem do dia remeteu para o pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais no concelho de Pampilhosa da Serra, um assunto trazido a esta sessão pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, na ocasião, Jorge Custódio reforçou o discurso que tem pautado as últimas intervenções em que abordou este” tema tão sensível para o território e para a região”, realçando a posição unânime da Câmara e da Assembleia Municipal contra este pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais. O autarca referiu ainda que não se trata de uma posição “não fundamentada”, até porque a Câmara Municipal “não é contra todas as explorações”. Reconhecendo a importância que as Minas da Panasqueira tiveram e ainda têm para o concelho da Pampilhosa da Serra, nomeadamente na criação de postos de trabalho e desenvolvimento do território, Jorge Custódio realçou que este tipo de exploração, realizada a céu aberto, não é de todo equiparável.

Para o autarca, esta possibilidade “não traria mais-valias na criação de emprego, dado que não necessita de tantos recursos humanos e, fundamentalmente, iria destruir a paisagem de toda a bacia do Rio Zêzere, criando um terrível impacto nas linhas de água que, em última instância, prejudicariam a qualidade da água que abastece a grande maioria da Área Metropolitana de Lisboa”.

Neste contexto, Jorge Custódio apelou à solidariedade de todos os autarcas dos 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no sentido de “reforçar a posição do Município de Pampilhosa da Serra”. A solicitação foi aceite por unanimidade, pelo que, nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal irá também redigir um documento a ser enviado à Direção-Geral de Energia e Geologia, que cimenta o parecer desfavorável a este pedido de prospeção e pesquisa, sendo também um sinal de que toda a região está ao lado concelho de Pampilhosa da Serra e dos Pampilhosenses nesta tomada de decisão.

Exit mobile version