A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi distinguida pela União Europeia com o prestigiado Selo de Boas Práticas URBACT, em reconhecimento ao projeto de Transporte Flexível a Pedido (SIT FLEXI). O projeto foi apresentado esta terça-feira (8), no Festival da Cidade URBACT 2025, realizado em Wroclaw, Polónia, destacando-se como um exemplo inspirador para outras regiões europeias que enfrentam desafios semelhantes na área dos Transportes e Mobilidade.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT reconhece o “bom exemplo da Região de Coimbra” na implementação de uma solução de mobilidade sustentável e inclusiva, adaptada às necessidades de mobilidade de todos os cidadãos, que contribui para a coesão territorial e para a redução do isolamento social, especialmente em áreas de baixa densidade.
“É com enorme satisfação que recebemos esta distinção e participamos neste encontro, que aponta o SIT FLEXI como referência em toda a Europa e que reconhece todo o trabalho que temos investido nesta área da mobilidade”, disse Emílio Torrão, Presidente da CIM Região de Coimbra.
Este prémio, por parte do Programa europeu URBACT, junta-se, assim, a um conjunto de entidades internacionais que destacam a Região de Coimbra como modelo no serviço de transporte flexível.
Com este reconhecimento, a União Europeia pretende “distinguir iniciativas urbanas impactantes, participativas, integradas, relevantes e de fácil transposição para outras cidades europeias”.
A Região de Coimbra e o projeto SIT Flexi estiveram em destaque no Festival da Cidade URBACT 2025, que está a decorrer até amanhã, 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. Este evento é uma oportunidade para que as outras cidades europeias possam observar o exemplo da Região de Coimbra e inspirar-se para replicar as medidas nos seus territórios e, nesse âmbito, esta CIM foi convidada por regiões gregas e pela República de Montenegro para replicar o projeto de Transporte Flexível a Pedido.
De referir que o SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra oferece aos cidadãos a possibilidade de reservar viagens com antecedência, assegurando ligações eficientes a serviços essenciais, como centros de saúde, farmácias e mercados, além de oportunidades de emprego e promover uma vida ativa e a inclusão social.