Site icon Rádio Boa Nova

Região Centro recebeu mais de 120 milhões de euros para conter efeitos da pandemia

A região Centro recebeu, até setembro de 2020, 121,3 milhões de euros de fundos europeus para dar resposta aos efeitos provocados pela pandemia da Covid-19. A verba foi aprovada no âmbito do programa Portugal 2020.

O balanço foi feito pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Segundo a CCDRC, o valor representou um investimento elegível de 167,3 milhões de euros. A maioria desta verba foi canalizada para o sistema de incentivos às empresas, totalizando 109,3 milhões de euros, representando 90 por cento do fundo total aprovado.

A CCDRC explica que o montante foi encaminhado em grande parte para a área da inovação produtiva (78 por cento), para apoiar as empresas na produção de bens e serviços relevantes para fazer face à Covid-19, bem como à investigação e desenvolvimento tecnológico (15 por cento) e à qualificação de pequenas e médias empresas (sete por cento).

O programa Compete 2020 aprovou 59 milhões de euros de fundos comunitários para a região Centro, correspondendo a 90,6 milhões de investimento elegível. Já o Centro 2020 financiou projetos no valor total de 64,2 milhões de euros de investimento elegível e teve 50,3 milhões de fundo europeu aprovado.

A região teve ainda 10,7 milhões de euros destinados à transição digital da educação, correspondendo a apoios às escolas secundárias para a aquisição de computadores, conectividade e serviços conexos.

Foram ainda aprovados 1,3 milhões de euros de fundo europeu para compensar os aquicultores da região Centro pela suspensão ou redução temporária da produção e das vendas por causa da atual pandemia.

Fonte: Jornal do Centro

Exit mobile version