Site icon Rádio Boa Nova

Rede de Bibliotecas da Região de Coimbra debate a transformação digital nas bibliotecas escolares

“Biblioteca Escolar: presente na transformação digital” é o nome do webinar realizado esta semana, numa parceria entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB RC) e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a CIM Coimbra explica que “as bibliotecas, enquanto espaços inovadores e inclusivos, estão convocadas para integrar o movimento de desenvolvimento digital, repensando a sua ação estratégica”. A organização frisa que as bibliotecas permitem “o desenvolvimento dos saberes e competências indispensáveis a uma realidade cada vez mais complexa”, e que estas “têm vindo a desenvolver práticas que procuram responder às necessidades da sociedade atual”.

Helena Duque, Isabel Nina e Lucília Santos, coordenadoras interconcelhias do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, expuseram, durante a sessão do webinar, alguns exemplos, “enquadrados nas três dimensões do Quadro Europeu das Organizações Digitalmente Competentes”.

Uma das coordenadoras, Helena Duque, referiu que “trabalhar em conjunto é algo que fazemos há muitos anos, porque o foco é comum para que se atinjam resultados de sucesso”, sublinhando ainda que “o trabalho feito nas redes, seja a nível local, concelhio ou intermunicipal, é muito importante”.

“Formação ao leitor” é o novo tema do webinar da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, que se irá realizar em setembro.

Em comunicado, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra Apoiar explica que tem por objetivos “copromover ações de sensibilização e informação para a comunidade, dinamizar parcerias com as bibliotecas escolares e disponibilizar uma «carteira de formação» para os técnicos das bibliotecas municipais”.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra defende a “proximidade com o público através da presença nos canais digitais, encontros, seminários e outras formas de participação ativa”.

Rita Tavares (Jornalista Estagiária)

Exit mobile version