Site icon Rádio Boa Nova

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

O trabalho de reabilitação da área mineira do Mondego Sul, no distrito de Coimbra, encerrada desde 1988, é uma “prioridade deste Governo, estando prevista a sua concretização em 2017”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro.

Em comunicado, Mário Loureiro afirma ter sido informado da iniciativa do Governo através de uma comunicação do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Esta recuperação vem responder “às inúmeras diligências efetuadas pelo município”, a par da União de Freguesias de Ázere e Covelo, Associação Cultural Recreativa Defesa e Propaganda de Ázere (ACUREDEPA, uma instituição particular de solidariedade social) e outras entidades locais.

A autarquia e a comunidade “veem assim concretizada a sua vontade de colmatar os efeitos negativos provenientes desta área mineira” a céu aberto, pondo fim às suas “consequências nefastas” para Tábua e concelhos limítrofes, sublinha a nota da Câmara Municipal.

Exit mobile version