Site icon Rádio Boa Nova

Recriação das Vindimas foi uma “Festa” em Lagares da Beira


Miúdos e graúdos da freguesia de Lagares da Beira tiveram, ontem, a oportunidade de vindimar, participar e assistir à feitura do vinho, uma tradição que “está em vias de extinção”.

A Festa das Vindimas teve, neste fim de semana, a sua 15ª edição pela mão do Rancho Folclórico e Cultura de Lagares da Beira que, ano após ano, vem recriando esta atividade com o envolvimento da comunidade e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que participam com as suas crianças e idosos e proporcionam um “convívio intergeracional”.

Alexandre Pinto, presidente da direção do Rancho, aponta o corte das uvas na vinha improvisada no Largo da Feira, como o “momento altíssimo” da Festa das Vindimas. “Depois vão-se pisar as uvas num lagar típico junto ao largo, para depois se produzir o vinho”, explicou, tendo este sido um momento de grande animação entre todos os participantes.

A Festa das Vindimas só é possível “com a colaboração da população, dos grupos populares do concelho, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal”, sublinha Alexandre Pinto, garantindo que este é um evento para continuar na vila de Lagares da Beira, abrindo a porta a pessoas mais novas. “É bom que venham outros para não se perderem as tradições da nossa vila”, frisou.

A importância do evento foi também confirmada por Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia. “Realmente hoje vivemos um dia muito especial porque é o reviver das tradições que se vão perdendo”, afirmou a autarca que faz “jus ao rancho por, em mais um ano, fazer o reviver desta tradição”. “É importante quando vemos as crianças poderem participar nas vindimas, mas também a população que aproveita o facto de ter uma vinha para reviver a tradição”, notou.

O balanço de dois dias de Festa das Vindimas é por isso muito positivo, pelo “convívio intergeracional”, “união entre a comunidade” e pela “exteriorização da freguesia e do concelho de Oliveira do Hospital”.

A Junta de Freguesia orgulha-se deste dia na freguesia”, concluiu Olga Bandeira.

Veja a galeria fotográfica (clique em cada foto para ampliar)

Exit mobile version