Depois da experiência em Coimbra, segue-se Lisboa. O município de Oliveira do Hospital vai levar um rebanho de bordaleiras à capital para promover…
… a Festa do Queijo Serra da Estrela que vai acontecer no concelho nos dias 11 e 12 de março.
A ideia foi partilhada há cerca de um ano e o presidente da Câmara Municipal espera realizá-la já no próximo dia 6 de março, fazendo desfilar um rebanho de ovelhas bordaleiras, responsáveis pela produção do leite que dá gosto ao afamado Queijo Serra da Estrela, em plena Avenida da Liberdade. O anúncio foi feito na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, com o presidente José Carlos Alexandrino a referir que, até lá, terá que ser ultrapassado o “problema” com a provedora dos animais, a propósito do “stress” que tal ação pode causar ao rebanho.
A propósito do Queijo Serra da Estrela, o autarca anunciou também estar a trabalhar com autarcas da região para que, em maio, se possa realizar uma Feira do Queijo conjunta em Lisboa, mas só com queijo DOP. A iniciativa, assegurou José Carlos Alexandrino, partiu do município oliveirense que já acolheu uma reunião de trabalho.
Como forma de potenciar ao setor do queijo, o autarca anunciou estar também a participar num grupo de trabalho com vista à criação de um Provere que poderá atingir três milhões de Euros. Este instrumento tem em vista a valorização do queijo Serra da Estrela, Rabaçal e Beira Baixa (queijos DOP).