Site icon Rádio Boa Nova

RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)

Os ginásios também não escaparam à força da pandemia da Covid-19, que levou o país a parar e que fez com que muitos estabelecimentos fechassem portas. Na segunda-feira, dia 1 de junho, no arranque da terceira fase de desconfinamento, o RDSports abriu portas para cumprir o seu objetivo: proporcionar uma vida mais ativa e saudável à população oliveirense.

A 16 de março, Rafael Gomes, gerente do espaço situado em Oliveira do Hospital, decidiu fechar portas por iniciativa própria, mesmo antes de serem tomadas quaisquer medidas por parte do Governo. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o responsável afirmou que tomou a decisão porque, “em primeiro lugar, estava garantir as condições de segurança das pessoas” “Desde o início, tive noção que isto era uma pandemia que poderia causar alguns danos”, referiu.

Mas não foi por encerrar o estabelecimento que a atividade física deixou de ser praticada. Ao longo dos dois meses de interrupção, a equipa técnica do RDSports apostou em aulas online, para que as pessoas praticassem exercício em casa. “Foi bastante produtivo e os clientes aderiram com facilidade”, disse.

Numa outra fase, o Governo permitiu treinos ao ar livre com cinco atletas e um técnico e foi isso mesmo que o RDSports fez. Iniciou treinos ao ar livre no recinto da Associação Catraiense, registando também boa adesão.

À Rádio Boa Nova, Rafael Gomes reforçou que “as pessoas têm que se manter ativas”. “O confinamento fez com que as pessoas ficassem em casa e sentirem-se um bocado presas. Acho que foi importante começarem a ganhar confiança e voltar a praticar desporto com técnicos especializados”, afirmou

Surpreendido com a adesão no regresso aos treinos no ginásio, na passada segunda-feira, o gerente, e também treinador, garante que o RDSports segue, agora, um conjunto de regras e medidas que promovem a segurança dos clientes. “Estamos a propor às pessoas que tragam o seu material de casa. Fizemos as alterações que estão legalmente expostas pelas autoridades. O espaço foi dividido em três por três metros, ou seja, nove metros quadrados para cada atleta. Cada atleta tem à sua disposição o material que vai utilizar ao longo da aula, que deve ser previamente marcada numa plataforma online. Todos os kits e espaço utilizado por cada atleta são desinfetados no início e no final de cada treino”, explicou Rafael Gomes, dando conta de que o ginásio dispõe ainda de uma “máquina pulverizadora”.

“As pessoas têm que se sentir à vontade porque estão reunidas todas as condições para a prática de atividade física em segurança”, afirmou, referindo que o número de atletas num só espaço também foi reduzido. Quanto aos balneários, estes apenas podem ser utilizados para higienização das mãos, uso da casa de banho e troca de calçado.

Ainda na primeira semana de adaptação às novas regras, Rafael Gomes faz um balanço positivo e mostra-se otimista, uma vez que tem havido um “contacto constante dos clientes para retomar os treinos”, assim como inscrição de novos alunos.

Como profissional de desporto, treinador de crossfit e professor de educação física, Rafael Gomes relembra a importância da prática de atividade física, seja em ginásios ou ao ar livre, principalmente no que diz respeito ao aumento de imunidade para combater várias doenças.

Exit mobile version