A quinta edição do Rapada Village, festival de verão organizado pela Associação Progressiva de Santo António do Alva, chegou ao fim este domingo (20) com “sentimento de missão cumprida”.
“O que sentimos, no fim destes três dias, é que há cada vez mais pessoas a saber o que é o Rapada Village e a gostar do trabalho que fazemos”, aponta a organização. “Procurámos ter um evento diverso, que dá espírito e corpo a todas as valências da Associação, e sentimos que cumprimos essa missão, envolvendo um conjunto de diferentes públicos e possibilitando que várias centenas de pessoas tenham visitado a nossa aldeia durante este fim de semana”, continuam.
Gonçalo Lobo, vice-presidente da Associação com o pelouro da juventude, sublinha “um forte e sentido obrigado a toda a gente que trabalhou nestes dias, mas também nos meses que antecederam o evento”. Este responsável relembra que, sendo esta uma organização sem fins lucrativos, “dependemos da boa vontade e do empenho dos nossos sócios e membros, e mais uma vez a equipa demonstrou uma capacidade de trabalho e um empenho espetaculares, que só nos podem deixar orgulhosos”. Para o sucesso da iniciativa, considera, “ajudou também o facto de termos tido o apoio constante da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, que foram impecáveis ao longo de todo o processo”.
Por esta localidade do concelho de Oliveira do Hospital passaram, ao longo de três dias, concertos, DJ sets, demonstrações e torneios desportivos e de jogos tradicionais, várias atividades de cariz intergeracional e até um churrasco. “Este é um festival feito pela secção de Juventude da APSAA para pessoas de todas as idades, de 1 a 101 anos, e sentimos que cumprimos cada vez mais esse objetivo”, indicam em comunicado enviado à imprensa.
E já há uma certeza do lado de quem este evento: “sabemos que as pessoas querem mais Rapada Village, e por isso estamos a trabalhar para reunir apoios e condições para podermos estar cá novamente em 2026”.
Organizado desde 2019, e interrompido durante a pandemia de covid-19, o Rapada Village fixou-se desde 2022 como a grande sala de visitas do Rio Alva no terceiro fim de semana de julho.