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12 maio /final – Sébastien Ogier (Toyota) vence Vodafone Rally de Portugal e faz história
Uma das mais curtas diferenças registadas entre os dois primeiros – escassos 7,9 segundos –muito público, emoção e sexta vitória do francês Sébastien Ogier (Toyota) no Vodafone Rally de Portugal. Uma edição de 2024 que faz história por duas razões: o francês tornou-se no mais bem-sucedido piloto da prova, o mesmo acontecendo com a Toyota entre as marcas. Dois recordes quebrados que perduravam há mais de três décadas! Armindo Araújo foi, pela 13ª vez, o melhor dos pilotos nacionais. Encontro marcado para 2025 e 2026, confirmada que está a continuação da prova portuguesa no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC).
Mesmo após oito títulos, 60 vitórias e 101 pódios, Sébastien Ogier ainda consegue surpreender no WRC. Este domingo, com Vincent Landais como navegador, o francês fez muito mais do que juntar mais uma vitória ao seu impressionante registo… Aos 40 anos, entrou para a eternidade e tornou-se no piloto mais bem-sucedido da história do Vodafone Rally de Portugal, superando o recorde de Markku Alén, que durava desde 1987. Um total de seis vitórias (nas edições de 2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e 2024) e com quatro marcas diferentes: Citroën, Volkswagen, Ford e, agora, Toyota.
Já a Toyota, somou o nono triunfo – os último cinco consecutivos – destronando a Lancia como a marca com mais sucessos da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
Numa das edições mais emocionantes de sempre, como confirmam os 7,9 segundos de diferença entre os dois primeiros (depois de 337,04 quilómetros cronometrados), mas igualmente os cinco pilotos que passaram pela liderança e os seis diferentes vencedores de classificativas, Sébastien Ogier foi mesmo a figura maior desta que foi a quinta prova do ano pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).
Foi no sábado, na etapa disputada no Norte do país, que o francês assumiu a liderança do Vodafone Rally de Portugal. O piloto da Toyota sofreu a forte oposição de Ott Tänak – 18,1 segundos foi a diferença mais expressiva entre os dois – mas durante o dia de sábado e de domingo foi gerindo, de forma perfeita, esses escassos segundos de vantagem. “Mais uma vez, nada contra estar empatado com Markku Alén – ele é uma lenda. Mas, agora, finalmente aconteceu. Foi um ótimo fim-de-semana, mas não fantástico para toda a equipa”, sublinhou Sébastien Ogier.
Já Ott Tänak, com a melhor exibição da época, tudo fez para reeditar a vitória de 2019 no Vodafone Rally de Portugal. O piloto da Hyundai foi o mais rápido em cinco classificativas, mas quedou-se a escassos 7,9 segundos do líder. “Definitivamente, foi um fim-de-semana exigente. Tentámos o nosso melhor, mas quando vais ao ataque, mas não te sentes totalmente confortável no carro, isso reflete-se no resultado”, afirmou o estónio.
Com o terceiro lugar, o líder do WRC e vencedor da edição 2018 da prova portuguesa, Thierry Neuville, somou preciosos pontos para o campeonato e até aumentou a vantagem para os mais diretos adversários, na sequência da vitória na Wolff Power Stage. ” Sabíamos que não ia ser um fim-de-semana fácil, mas tivemos um rali isento de problemas. Eu ataquei o máximo que pude. Obrigado à equipa por ter-nos proporcionado com um carro fiável.”
Adrien Formaux foi o quarto classificado, com o piloto da Ford a confirmar-se como uma das boas surpresas da época. “Estou muito feliz. O ritmo foi bom e o carro esteve perfeito. Obrigado à equipa”. Menos sorte para o colega de equipa, Grégoire Munster, que abandonou esta manhã após despiste.
Apesar de ter sido o mais rápido em duas classificativas da etapa inaugural, Dani Sordo (Hyundai) não conseguiu melhor do que a quinta posição, precedendo Elfyn Evans (Toyota) na classificação, com o piloto do País de Gales a ter um rali marcado por diversos imponderáveis.
Depois dos abandonos por acidente na véspera, Kalle Rovanperä, e o colega de equipa, Takamoto Katsuta, regressaram, hoje, em modo “Rally2” com o objetivo de conquistarem pontos na Power Stage. O jovem finlandês somou três pontos e, no final, fez questão de pedir desculpas à equipa pelo acidente da véspera. O japonês, por sua vez, contabilizou mais um ponto para as contas do campeonato.
Emoção até final nos Rally2
Mas se a luta pela vitória à geral foi animada, que dizer entre os Rally2, com os quatro primeiros classificados a terminarem o rali separados por uns incríveis 7,7 segundos? Uma luta épica, com Nikolay Gryazin (Citroën) a conquistar a segunda vitória consecutiva da temporada, com 4,5 segundos de vantagem para Jan Solans (Toyota), também o primeiro dos WRC2, e 7,7s para Josh McErlean (Skoda),
Armindo Araújo primeiro entre os portugueses
Entre os pilotos nacionais, Armindo Araújo (Skoda) foi – pela 13ª vez, as últimas seis consecutivas! – o melhor entre os portugueses, sendo o 17º da geral e o 11º classificado entre os Rally2.
Os campeões nacionais em título, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai), com uma etapa inaugural marcada por problemas, foram segundos entre os portugueses, seguidos de Hélder Pereira/Hugo Miranda (Peugeot), os primeiros entre os duas rodas motrizes.
Outros vencedores
Entre os Rally3, vitória do paraguaio Diego Dominguez (Ford), enquanto nos Rally4 (duas rodas motrizes), foi o italiano Matteo Fontana (Peugeot) quem levou a melhor.
Vodafone Rally de Portugal 2024 – Classificação final:
1.º Sébastien Ogier (FRA) / Vincent Landais (FRA) Toyota GR Yaris Rally1, 3h41m32,3s
2.º Ott Tänak (EST) / Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1, a 7,9s
3.º Thierry Neuville (BEL) / Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1, a 1m09,8s
4.º Adrien Fourmaux (FRA) / Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1, a 1m47,8s
5.º Dani Sordo (ESP) / Candido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1, a 2m48,9s
6.º Elfyn Evans (GBR) / Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1, a 6m36,0s
7.º Nikolay Gryazin (BUL) / Kostantin Aleksandrov (RUS) Citroën C3 Rally2, a 11m48,4s
8.º Jan Solans (ESP) / Rodrigo Sanjuan (ESP) Toyota GR Yaris Rally2, a 11m52,9s (1.º WRC2)
(…)
17.º Armindo Araújo (POR) / Luís Ramalho (POR) Skoda Fabia Rally2, a 23m13,1s (1.º português)
Líderes
SS1-2 Thierry Neuville
SS3-5 Takamoto Katsuta
SS6-10 Kalle Rovanperä
SS11 Sébastien Ogier
SS12 Ott Tänak
SS13-22 Sébastien Ogier
Vencedores de classificativas
SS1 Thierry Neuville
SS2 Thierry Neuville
SS3 Dani Sordo
SS4 Dani Sordo
SS5 Thierry Neuville
SS6 Sébastien Ogier
SS7 Dani Sordo
SS8 Kalle Rovanperä
SS9 Sébastien Ogier
SS10 Kalle Rovanperä
SS11 Sébastien Ogier
SS12 Ott Tänak
SS13 Sébastien Ogier
SS14 Ott Tänak
SS15 Ott Tänak
SS16 Sébastian Ogier
SS17 Sébastian Ogier
SS18 Adrien Formaux
SS19 Sébastien Ogier
SS20 Ott Tänak
SS21 Ott Tänak
SS22 Thierry Neuville
WRC – Pilotos
1.º T. Neuville (Hyundai), 110 pontos
2.º E. Evans (Toyota), 86
3.º O. Tänak (Hyundai), 79
4.º A. Fourmaux (M-Sport Ford), 71
5.º S. Ogier (Toyota), 70
WRC – Equipas
1.º Hyundai Shell Mobis, 219 pontos
2.º Toyota Gazoo Racing, 215
3.º M-Sport Ford, 116
Gabinete de Imprensa – Vodafone Rally de Portugal
TÄNAK O MAIS RÁPIDO; PROBLEMAS DE MOTOR PARA EVANS
12 maio -A repetição da etapa de Cabeceiras de Basto precedeu a etapa Wolf Power em Fafe. O nevoeiro não tinha levantado na penúltima etapa do rali.
O objetivo de Grégoire Munster, de terminar o evento no segundo dos Ford Pumas da M-Sport, teve um fim abrupto a 1,1 km do final da especial, quando ele deslizou para fora da pista numa curva à esquerda e o carro ficou preso fora da estrada, sem espectadores para o empurrar de volta à ação.
Elfyn Evans viveu um drama quando a temperatura do motor do Yaris começou a subir e o carro passou para o modo EV durante a última parte do troço. O piloto chegou ao final da especial com dificuldades, perdendo um minuto e meio, mas mantendo o sexto lugar na classificação geral. A principal preocupação do galês era conseguir reiniciar o motor e saber se este tinha sofrido algum dano duradouro.
Ott Tänak continuou a sua ofensiva e mais um tempo mais rápido permitiu ao estónio reduzir a vantagem de Sébastien Ogier para 10,1 segundos e preparar um emocionante confronto pelos pontos do “Super Domingo” na última etapa de Fafe.
Tänak liderou a classificação do troço por 1,8 segundos.
O nevoeiro começou a dissipar-se para as equipas mais atrasadas e Solans atacou: o espanhol recuperou a liderança do WRC2 por apenas 6,4 segundos, preparando um confronto fascinante em Fafe.
Gabinete de Imprensa – Vodafone Rally de Portugal
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11MAIO- Ogier (Toyota) e Tanak (Hyundai) separados por 11,9 segundos para o derradeiro dia do Vodafone Rally de Portugal
Apenas 11,9 segundos! É esta a diferença com que, Sébastian Ogier e Ott Tänak, os dois primeiros classificados do Vodafone Rally de Portugal, partem para os 62,18 quilómetros cronometrados da derradeira etapa. Uma luta entre dois campeões do Mundo, também eles ex-vencedores da prova, mas também mais um episódio do duelo entre Toyota e Hyundai. Se no WRC2 também está tudo em aberto, com os quatro primeiros separados por 21,3 segundos, entre os portugueses só um percalço impedirá Armindo Araújo de ser, pela sexta vez consecutiva, o melhor dos pilotos nacionais. Amanhã (sábado), as duas passagens pelos troços de Cabeceiras de Basto e Fafe, são o palco de todas as decisões.
Gabinete de Imprensa – Vodafone Rally de Portugal
A segunda etapa do Vodafone Rally de Portugal começou de forma dramática para os anteriores líderes da geral e do WRC2: Kalle Rovanperä (Toyota) despistou-se em Montim 1 e Oliver Solberg (Skoda) capotou duas curvas depois. Sébastien Ogier (Hyundai) e Ott Tänak (Hyundai) assumem o protagonismo e vão para a secção da tarde separados por 13,6s.
Gabinete de Imprensa – Vodafone Rally de Portugal
“É um grande orgulho assinarmos o contrato para 2025 e 2026″, afirmou Carlos Barbosa. “É o reconhecimento de toda a qualidade organizativa do Rally de Portugal. Convém não esquecer que há 1.200 pessoas envolvidas na organização do rali, mais 600 agentes de segurança. É uma operação enorme e temos, consecutivamente, um dos melhores do rali do mundo. É importante agora termos um contrato a dois anos, até porque as Câmaras são parceiros importantíssimos do evento e agora podem prever os seus orçamentos para o rali, pelo menos até 2026”, destacou o presidente do ACP.
Jona Siebel, por outro lado, elogiou bastante a prova portuguesa, uma das mais emblemáticas do calendário: “Estivemos aqui na comemoração dos 50 anos do WRC, em 2022, e foi um sucesso. Este ano, tivemos aqui o fórum Beyond Rally e voltou a ser um sucesso. A vertente desportiva é sempre de alto nível e, além disso, temos uma grande abertura para estes eventos paralelos. Isso é muito importante para o desporto. E basta ver que temos um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias do rali. É incrível. Estamos muito contentes com este acordo”, afirmou o responsável do WRC Promoter.
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Shakedown – Paredes
05 – Eng Rui Soares – Toyota
04 –
03 –
02 –
01 – Dia 06/05/2024
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