Jorge Pina, atleta paralímpico, segue rumo ao Vaticano, onde tem chegada prevista a 24 de julho, numa viagem sob o lema “Pedalar Pela Paz”. Rafael Delaunay Gomes, atleta e professor a residir em Oliveira do Hospital, foi um dos guias que acompanhou o desportista, invisual, nesta jornada, prosseguindo de Lisboa a Salamanca com o antigo campeão de boxe. Completou assim quatro dos 19 dias que durará a viagem.
Este desafio tem como propósito transmitir uma mensagem de paz e união no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que acontece na primeira semana de agosto em Lisboa. No total, Jorge Pina irá percorrer 2.700 quilómetros numa bicicleta tandem entre Portugal, Espanha, França e Itália, estando planeado que faça paragens em vários locais emblemáticos como Mesquitas e Igrejas, para “deixar uma mensagem de esperança” e “fazer acreditar que é possível ultrapassar dificuldades, mesmo quando estas parecem impossíveis de vencer”.
“Um verdadeiro exemplo nacional”
Numa publicação no Facebook, Rafael Delaunay Gomes sublinhou a “enorme honra por poder fazer parte desta grande aventura” e realçou ainda o “orgulho por ser amigo de um verdadeiro exemplo nacional”. Jorge Pina, por sua vez, descreveu este companheiro de quatro etapas como “enorme”, não só na sua “vida profissional, mas de coração”. Acrescentou ainda que “são pessoas como ele que nos ajudam a tornar sonhos em realidade!”.