Rafael Abrantes despediu-se esta noite do “The Voice Portugal”. O concorrente, natural do concelho de Oliveira do Hospital, ficou entre os menos votados pelo público e acabou por ser eliminado, depois de a mentora Sónia Tavares ter escolhido outro concorrente da sua equipa, Manuel Antunes, para prosseguir no talent-show da RTP1.
Nas redes sociais têm sido muitas as mensagens de apoio ao oliveirense. Graça Brito, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, destacou no Facebook a “interpretação brilhante” do artista de 24 anos, enquanto Raul Costa, antigo presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, sublinhou a “passagem de excelência” do jovem pelo programa do canal público.
A música como porto de abrigo
Rafael Abrantes é estudante e engenheiro informático, sendo oriundo da vila de Lagares da Beira. Toca guitarra e piano, o que tem complementado com aulas de canto. A primeira vez que participou num concurso estava no 7.º Ano e foi quando venceu nessa atividade escolar que percebeu que queria que a música fizesse parte da sua vida. Começou a compor e já lançou um tema, intitulado “Para Te Poder Abraçar”. Enquanto artista, deseja continuar a lançar as suas próprias músicas, para poder transmitir mensagens ao público.
No programa “The Voice Portugal”, Rafael tem impressionado os mentores e os espectadores com a sua voz. A persistência do jovem cantor tem sido uma das qualidades que lhe tem permitido prosseguir a carreira, apesar do difícil percurso de vida. Rafael perdeu o pai quando tinha apenas 13 anos e a mãe sete anos depois. No programa “The Voice Portugal”, Rafael Abrantes homenageou os pais ao cantar “Greatest Love Of All” de Whitney Houston.
“Não se lida com a perda, a verdade é essa. Acho que o meu cérebro não lida com essa informação. É muito doloroso, sim, não estou de maneira nenhuma a dizer que não é, e sinto muito a falta deles. Mas penso sempre no lado positivo e bonito da questão, e certamente eles estarão num lugar melhor”, contou à revista TV7 Dias.