Site icon Rádio Boa Nova

Rádio Boa Nova iniciou “10 Minutos para a Comunidade” em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa

A Rádio Boa Nova, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, estreou hoje a Rúbrica “10 Minutos para a Comunidade”, com a participação da Psicóloga Inês Carolina Ribeiro, Coordenadora Nacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial da Cruz Vermelha.

Orlando Batista, da Delegação de Seia da Cruz Vermelha, também vai participar na rúbrica que acontece depois das 11h00, na primeira segunda feira de cada mês.

No arranque do novo espaço na Rádio Boa Nova, Inês Carolina Ribeiro explicou que o objetivo é “falar de saúde mental de uma forma geral e dar a conhecer as “ações dirigidas à comunidade” e “projetos que estão a ser desenvolvidos” pela Delegação de Seia da Cruz Vermelha.

Devido à pandemia Covid-19 o “tema da saúde mental tem sido muito preocupante. A pandemia veio trazer a descoberto a saúde mental e novos desafios com o confinamento e as medidas impostas”, referiu a psicóloga, apontando para problemas como “a ansiedade e a depressão” e para a questão de “ser imprevisível o que é que lá vem nesta pandemia que não tem fim previsto”. “Trouxe mais reações e mais sintomas adversos”, frisou.

Esta manhã, na Rádio Boa Nova, a especialista considerou que o ideal é que as pessoas possam pedir ajuda o mais cedo possível, ainda que por vezes seja difícil a cada pessoa ser capaz de aceitar que deve pedir ajuda.

“Mais facilmente recomendamos a um familiar ou a um amigo que ele tem que pedir ajuda, do que reconhecemos em nós próprios sinais de que estamos cansados, exaustos ou que temos conflitos em casa”, sublinhou Inês Carolina Ribeiro.

No espaço “10 Minutos para a Comunidade”, a psicóloga defendeu que “é importante começar também a olhar para nós, cuidar de nós para podermos cuidar dos outros. É fazermos connosco aquilo que fazemos aos outros”.

Confira em baixo a rúbrica na íntegra>>>

Exit mobile version