Site icon Rádio Boa Nova

Rádio Boa Nova estreou “Espaço UCC Pinheiro dos Abraços”

A Rádio Boa Nova deu hoje início a um novo espaço de conversa. Trata-se do “Espaço Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços”, …

…com participação da enfermeira responsável, Alexandra Garcia. O programa acontece na terceira quinta feira de cada mês, a partir das 10h20.


No arranque do novo espaço, Alexandra Garcia fez uma abordagem geral daquilo que tem sido a atuação da UCC Pinheiro dos Abraços, no concelho de Oliveira do Hospital e centrou-se na Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) que “faz parte da rede nacional de cuidados continuados e é “supervisionada” por duas equipas, uma na Lousã, outra em Coimbra. Explicou que assistência é feita “a utentes que são referenciados por várias entidades”, sendo que “qualquer pessoa da comunidade” pode solicitar o apoio desta equipa desde que corresponda aos critérios estipulados para a resposta de cuidados continuados. A responsável pela UCC explicou que o apoio tem que ser consentido pela família dos utentes e que entre os critérios está o facto de ser necessário apoio ao fim de semana, bem como situações de apoio à gestão de medicação para controlo da diabetes e hipertensão, entre outros. “Durante o tempo que considerarmos adequados acompanhamos a pessoa” referiu Alexandra Garcia, notando que o trabalho da equipa das Unidade de Cuidados Continuados e abrange todo o concelho de Oliveira do hospital.

A UCC Pinheio dos Abraços conta com 20 vagas para assistência ao domicílio na valência de Cuidados Continuados. Mas no momento apenas 11 estão preenchidas, estando nove vagas por preencher.

Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Alexandra Garcia referiu que no primeiro ano de funcionamento da UCC (abril de 2014) a equipa dos cuidados Continuados apoio nove doentes, números que evoluiu para 27 em 2015, 31 em 2017 e 32 em 2018. A responsável regista, assim, um aumento do número de doentes acompanhados em casa na gestão de medicação e cuidados de enfermagem. “O objetivo não é só o tratamento em si, é fazer alguns ensinos que capacitem o doente e a família para conseguirem lidar com aquela doença crónica”, explica.

Alexandra Garcia lamentou na rádio Boa Nova a escassez de recursos humanos associados à UCC Pinheiro dos Abraços, esperando que a equipa possa ser reforçada. Como explicou a responsável a UCC também faz intervenção, em jeito de sensibilização e informação, junto das escolas e comunidade.

Exit mobile version